São Paulo – Pesquisadores da Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia estarão em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em junho, para um congresso sobre intercultura. Cerca de 20 pesquisadores dos três países árabes já têm presença confirmada no encontro, que tem como tema “Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder” e vai ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) entre 29 de junho e 03 de julho.
A maioria dos estudiosos árabes que estará presente virá da Argélia. Entre eles estão pesquisadores da Universidade de Oran, da Universidade de Sétif, do Centro em Antropologia Social e Cultural, Universidade de Batna e Universidade de Argel. Tchirine Mekideche, do Centro de Pesquisas em Economia Aplicada ao Desenvolvimento, da Argélia, coordenará um grupo de trabalho sobre interculturalidade e globalização.
Será a 12ª edição do Congresso da Associação para Pesquisas Interculturais (Aric), que tem sede na Suíça e promove esse tipo de encontro para promover o intercâmbio entre pesquisadores. O objetivo é dinamizar a pesquisa intercultural e promover o link entre a teoria e a prática. O pesquisador brasileiro Reinaldo Matias Fleuri, do Centro de Ciências da Educação, da Ufsc, é atualmente o presidente da Aric.
A previsão dos organizadores é de receber 1.500 participantes. O encontro tem uma programação extensa, com mesas plenárias e simpósios. Entre as pesquisas apresentadas pelos árabes estarão a utilidade social do conhecimento científico, a auto-estima na construção da identidade do adolescente argelino, os imigrantes do Norte da África no subúrbio de Paris, as mulheres no planejamento familiar, entre outros.
O congresso terá sete eixos temáticos – todos tendo como foco principal a interculturalidade – que são: educação, sustentabilidade, globalização, política, epistemologia, identidades e novas tecnologias. A organização do encontro destaca a presença francesa neste ano, já que virão pesquisadores de 15 universidades da França, e a presença africana, principalmente do Norte do continente. Em função disso, haverá tradução do francês para o português e vice-versa. A Aric reúne atualmente 300 sócios de 32 países.
Serviço
12ª Congresso da Associação para Pesquisas Interculturais
Na Universidade Federal de Santa Catarina
De 29 de junho a 03 de julho
Site: www.aric2009.ufsc.br
E-mail: aric2009@ced.ufsc.br
Informações: +55 (48) 3235 3000