São Paulo – A marca de açaí Sambazon entrou neste ano no mercado egípcio. Em parceria com a rede de supermercados premium Gourmet Egypt, o produto está sendo distribuído tanto nas lojas da rede quanto em pontos de food service como cafés e restaurantes. A companhia já está no embarque de seu segundo contêiner, que segue agora um caminho via marítima até o país árabe do continente africano. A informação havia sido adiantada à ANBA pelo adido agrícola da Embaixada do Brasil no Cairo, Cesar Simas Teles, durante o episódio 44 do ANBA Cast, o podcast da Agência de Notícias Brasil Árabe.
“O Egito é um país incrível, que eu já tive o prazer de visitar, mas também nunca imaginei que teria tudo a ver com açaí. Fiquei impressionada com a cultura e como eles recebem bem a cultura e os produtos brasileiros, e como o açaí está abrindo portas para levar essa valorização da Amazônia”, revelou Maíra Wong, diretora de Desenvolvimento de Negócios Globais, que está baseada nos Estados Unidos e cuida de mercados como Ásia e Oriente Médio.
Em entrevista à ANBA, Wong deu detalhes do produto que é produzido sem adição de açúcares ou xaropes. “Para o Egito, estamos exportando a polpa pura, que é sem açúcar, e o sorbet, mais focado em cafés e restaurantes. Uma das coisas que priorizamos é alinhar os preços com os parceiros porque embora seja um produto premium, é um alimento que queremos que entre no consumo diário das pessoas”, afirmou ela.
Com atuação global, a Sambazon foi fundada por um americano e tem escritórios no Rio de Janeiro e em Londres, sede nos Estados Unidos, além de uma fábrica no Amapá e outra no Pará. A empresa tem 21 anos e tem como fornecedores comunidades produtoras de açaí da Amazônia. “O açaí está agregando valor à floresta. As comunidades ribeirinhas estão vendo que conseguem planejar a vida vendendo açaí, não precisam cortar ou queimar as árvores porque elas têm um bom meio de vida dentro da floresta”, disse.
Foi Wong quem primeiro viu o potencial do mercado árabe. “A jornada começou quando fui passar férias em Dubai. Vi que já tinha bastante açaí lá e liguei para o meu chefe, Ryan Black, que é CEO e fundador, contando. Ninguém esperava, e depois dessa, tivemos um estande na Gulfood. Encontramos importadores nos Emirados e de lá começamos a vender em outros países”, relatou a diretora sobre a participação na feira, que é a maior da região com foco em alimentos.
Em 2018 a marca começou a exportar aos Emirados Árabes Unidos e depois disso, já entrou nos mercados do Kuwait, Bahrein e Arábia Saudita. A Sambazon trabalha com um importador em cada país, que revende os produtos para distribuidores e restaurantes locais. “Queremos agora levar a valorização da Amazônia para o consumidor do Egito”, disse a diretora.
A marca tem certificações que asseguram que o produto seja orgânico, fair trade, ou seja, que tem uma comercialização justa, e halal, que certifica que um produto é próprio para consumo de muçulmanos.
A empresa também investiu em embalagens com toda comunicação em árabe. Os países árabes são, hoje, um dos principais mercados consumidores para a Sambazon, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, onde a marca tem sua sede. “Quem fez o contato conosco foi a própria Gourmet Egypt. Acredito que eles conheceram nosso produto nos mercados de Dubai ou de outro país do Golfo e quiseram ser pioneiros em levar para o Egito”, contou ela.
Em decorrência da pandemia, a diretora ainda não esteve no Egito para ver de perto a distribuição, mas conta com a diretora de marketing da companhia, que é egípcia e já estava no país desde os primeiros contatos com o Gourmet. “Tivemos esse apoio que foi uma coincidência muito legal e deu super certo. Nós oferecemos um produto premium e investimos muito em marketing. E eles mesmos também estão se dedicando a fazer marketing e investir. Está sendo um trabalho de equipe”, concluiu ela.