Da Agência Brasil
Rio – O acordo entre o Mercosul e a União Européia é o que se acha mais próximo da efetivação, informa o embaixador do Brasil na França, Sérgio Amaral. Segundo ele, o acordo avança conforme o calendário previsto.
Amaral afirma que as circunstâncias, como o ano eleitoral nos Estados Unidos e a retomada do crescimento naquele país não se refletir em igual proporção na criação de empregos, tornam difíceis o avanço e a conclusão de um acordo envolvendo o Mercosul e a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O embaixador informa que ainda existem dificuldades razoáveis para o progresso das negociações na área agrícola na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O embaixador diz que, no dia 15, os países do Mercosul e da União Européia farão uma complementação de suas ofertas em mesa de negociação.
“Se houver uma oferta razoável e substanciosa da parte européia em matéria de agricultura eu tenho a impressão que o Mercosul poderá fazer uma oferta boa em matéria de serviço. Com isso, fecharíamos o acordo, que poderia passar por uma reafirmação no encontro de Guadalajara para ser concluído até junho”, diz o embaixador.
Para Sérgio Amaral, o Brasil não pode perder a oportunidade de concluir o acordo com os comissários europeus, que estão nessa negociação há alguns anos, já que eles serão substituídos em outubro.