São Paulo – O Aeroporto Internacional de Dubai recebeu 70,4 milhões de passageiros no ano passado, volume 6,1% maior do que os 66,4 milhões de viajantes que passaram por lá em 2013. Segundo a Dubai Airports, empresa que administra o terminal, o aeroporto se manteve, assim, como o mais movimentado do mundo em número de passageiros em voos internacionais.
Em nota divulgada nesta terça-feira (27) pela empresa, o presidente da Dubai Airports, Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, afirmou que o crescimento é resultado da meta de Dubai em se tornar um centro global de aviação.
“O objetivo é fazer de Dubai um centro global de aviação e estamos próximos de atingi-lo graças à política de céus abertos, a um ambiente de negócios amigável, ao crescimento de Dubai como centro de negócios, comércio e turismo, à expansão da rede de conexões como resultado rápida expansão da Emirates e da Flydubai, e aos investimentos pontuais na infraestrutura de aviação”, afirmou o executivo.
A política de céus abertos é assinada por dois países e permite que a frequência de voos entre si seja determinada pela demanda dos passageiros e não seja limitada para proteger as empresas de um ou do outro país. Segundo os dados da Dubai Airports, apenas no mês de dezembro, 6,49 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto de Dubai, um aumento de 7,5% sobre o mesmo período de 2013.
A movimentação de aeronaves, cálculo que reúne pousos e decolagens, cresceu 4% em dezembro, mas teve queda de 3,4% no ano, porque uma das pistas ficou 80 dias fechada para reforma. No ano, houve 357.339 pousos e decolagens. O número de passageiros por voo cresceu 5,1%, para uma média de 208,3 pessoas em cada avião que decolou ou pousou ali.
Outro motivo que influenciou na redução do movimento de aeronaves foi a mudança de voos de carga para outro aeroporto, o Dubai World Central, em Jebel Ali. Isso levou também à diminuição do volume de cargas movimentadas no Aeroporto Internacional de Dubai. Foram embarcadas ou desembarcadas no ano passado 2,3 milhões de toneladas de produtos. Um ano antes, haviam sido 2,4 milhões de toneladas.
Origens e destinos
As regiões que tiveram maior crescimento no fluxo de passageiros com o Aeroporto Internacional de Dubai foram a Europa Ocidental, com 1,1 milhão de passageiros a mais do que em 2013, o subcontinente indiano, com expansão de 936,4 mil turistas, Ásia (716,1 mil) e América do Norte (432,5 mil). O CEO da Dubai Airports, Paul Griffiths, afirmou que a meta deste ano é receber 79 milhões de passageiros. Em 2015, mais voos para mais destinos serão lançados.
Ainda de acordo com a Dubai Airports, o Aeroporto Internacional de Dubai se conecta com 270 cidades e nele atuam 140 empresas aéreas. A Índia é o principal destino de quem embarca no terminal. No total, 8,9 milhões de pessoas foram para Índia a partir deste aeroporto no ano passado. Reino Unido, Arábia Saudita e Paquistão completam a lista dos principais destinos.
As rotas com mais passageiros, porém, foram aquelas para Londres (2,6 milhões de viajantes), Doha, no Catar (2,3 milhões), Kuwait (1,9 milhão), Mumbai, na Índia (1,9 milhão), e Jeddah, na Arábia Saudita (1,69 milhão).