Dubai – O Aeroporto de Dubai recebeu 36,9 milhões de passageiros de janeiro a maio. Houve um leve recuo de 0,1% no tráfego em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela operadora Dubai Airports. Este recuo ocorreu em função do Ramadã, segundo informações publicadas nesta quinta-feira (05) pela Emirates News Agency (WAM).
Este ano, o Ramadã ocorreu de meados de maio a meados de junho. Como o calendário islâmico é lunar, há uma defasagem em relação ao calendário gregoriano. A cada ano este mês começa cerca de dez dias mais cedo na datação ocidental. Neste período, os muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol e os horários de trabalho são reduzidos, daí a diminuição das viagens de turismo e negócios nestes dias.
Nos 12 meses encerrados em maio, o Aeroporto de Dubai recebeu 88,2 milhões de passageiros, um aumento de 2,6% sobre o período anterior de 12 meses. Em maio isoladamente, o movimento foi de 6,6 milhões de passageiros, uma queda de 3,8% em comparação com maio de 2017.
No entanto, alguns destinos registraram aumento expressivo no tráfego em maio. Destaque para países do Leste Europeu, como Croácia, Bulgária, Sérvia e Romênia. Houve também o início de voos da companhia aérea Flydubai para Cracóvia, na Polônia. Destaque ainda para a Comunidade de Estados Independentes (ex-União Soviética) e para a África, especialmente Nigéria e Egito.
Em termos absolutos, segundo a WAM, a Índia foi o principal destino, seguida da Arábia Saudita e Reino Unido. Entre as cidades, Londres foi a mais procurada, depois Mumbai, na Índia, e Jeddah, na Arábia Saudita.