Aeroporto de Dubai tem movimentação estável

Tráfego de janeiro a maio foi de 36,9 milhões de passageiros, um recuo de 0,1% em relação ao mesmo período de 2017. Queda ocorreu em função do Ramadã.

Da Redação
anba@anba.com.br

Dubai – O Aeroporto de Dubai recebeu 36,9 milhões de passageiros de janeiro a maio. Houve um leve recuo de 0,1% no tráfego em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela operadora Dubai Airports. Este recuo ocorreu em função do Ramadã, segundo informações publicadas nesta quinta-feira (05) pela Emirates News Agency (WAM).

O metrô de Dubai e o aeroporto ao fundo

Este ano, o Ramadã ocorreu de meados de maio a meados de junho. Como o calendário islâmico é lunar, há uma defasagem em relação ao calendário gregoriano. A cada ano este mês começa cerca de dez dias mais cedo na datação ocidental. Neste período, os muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol e os horários de trabalho são reduzidos, daí a diminuição das viagens de turismo e negócios nestes dias.

Nos 12 meses encerrados em maio, o Aeroporto de Dubai recebeu 88,2 milhões de passageiros, um aumento de 2,6% sobre o período anterior de 12 meses. Em maio isoladamente, o movimento foi de 6,6 milhões de passageiros, uma queda de 3,8% em comparação com maio de 2017.

Passageiros fazem compras na duty free shop de Dubai

No entanto, alguns destinos registraram aumento expressivo no tráfego em maio. Destaque para países do Leste Europeu, como Croácia, Bulgária, Sérvia e Romênia. Houve também o início de voos da companhia aérea Flydubai para Cracóvia, na Polônia. Destaque ainda para a Comunidade de Estados Independentes (ex-União Soviética) e para a África, especialmente Nigéria e Egito.

Em termos absolutos, segundo a WAM, a Índia foi o principal destino, seguida da Arábia Saudita e Reino Unido. Entre as cidades, Londres foi a mais procurada, depois Mumbai, na Índia, e Jeddah, na Arábia Saudita.

WAM
WAM
WAM

Publicações relacionadas