São Paulo – O número de passageiros no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, teve crescimento de 9,2% em 2009 na comparação com o ano anterior. A informação consta de reportagem publicada no site do jornal Gulf News, de Dubai.
A taxa de crescimento registrada pelo aeroporto do emirado foi a mais alta do mundo no ano passado. No total, 40,9 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto. O número é um recorde para Dubai.
De acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês), 46 dos 50 aeroportos mais movimentados do mundo registraram queda no movimento de passageiros em vôos internacionais nos primeiros nove meses de 2009.
Além de Dubai, somente os aeroportos de Istambul, na Turquia, Kuala Lumpur, na Malásia, e Cairo, no Egito, registraram aumento na quantidade de passageiros, com taxas de 6,3%, 4,6% e 1,5%, respectivamente.
“O aeroporto de Dubai está ditando o ritmo mundial. O desempenho foi particularmente digno de nota se levarmos em conta a retração que ocorreu no tráfego aéreo internacional”, disse Ahmad Bin Saeed Al Maktoum, presidente do Departamento de Aviação Civil de Dubai, da Dubai Airports, companhia que administra o aeroporto, e da Emirates Airline.
“Esse crescimento rápido fortalece nosso compromisso de continuar transformando Dubai num pólo mundial de aviação e logística. Se somos capazes de quebrar recordes num ambiente econômico adverso, não há limites para o que poderemos realizar quando as condições melhorarem”, afirmou Maktoum.
Em dezembro de 2009, o aeroporto de Dubai recebeu 3,8 milhões de passageiros, aumento de 14,5% na comparação com o mesmo mês de 2008, quando 3,3 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto.
Foi o sétimo mês consecutivo em que houve aumento de dois dígitos no movimento na comparação anual, perdendo apenas para setembro, que registrou crescimento de 19,5% sobre o mesmo mês de 2008.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum