São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) completa 20 anos neste 17 de setembro de 2023, após construir sua trajetória na cobertura da relação do Brasil com os países árabes. Fundada em 2003 pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira para promover a troca de informações entre árabes e brasileiros, desde então a agência aumentou substancialmente os acessos, criou versão em novo idioma, colocou no ar mais espaços editoriais, promoveu mudanças no design e nas formas de se comunicar com o leitor.
A ANBA cobriu ao longo dos últimos 20 anos os fatos e a evolução do relacionamento Brasil-Países Árabes. “Se a gente olhar os grandes marcos dessa história de intensificação das relações do Brasil com os países árabes, em todos eles a ANBA esteve presente, exercendo um papel fundamental de comunicar, de dar visibilidade e de estimular o fortalecimento dessa conexão”, diz a diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes.
A cobertura da agência engloba assuntos da diplomacia entre os países, os entendimentos de governos, as ações comerciais de uma região em direção à outra, fatos ligados ao comércio internacional, as histórias de empresas brasileiras e árabes, a conexão cultural e imigratória entre as nações e outros temas que permeiam essa relação bilateral. A Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP27) no Egito, e a exposição universal Expo 2020, nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, tiveram a cobertura da ANBA.
A ANBA mais que dobrou os seus acessos nos últimos anos, passando de um patamar de cerca de 28 mil pageviews mensais há cinco anos para a casa dos 60 mil pageviews neste ano. O site já passou por reformulações visuais, a última em 2018, e colocará no ar nova remodelação até o final deste ano, com mais navegabilidade para mobile e outras novidades. Nascida bilíngue, em inglês e português, a agência ganhou uma versão em árabe em 2019, se tornando mais atrativa para os leitores do Oriente Médio e Norte da África, que têm esse idioma como nativo.
Desde que foi criada, a ANBA publicou cerca de 59 mil notícias. A equipe de jornalismo viajou para coberturas em 19 países árabes: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Sudão, Síria e Tunísia, vários deles mais de uma vez, e para 15 estados do Brasil. Desde 2021, a ANBA tem um jornalista escrevendo a partir do Cairo, no Egito. Além da equipe fixa de quatro jornalistas e dois tradutores, a ANBA conta também com trabalho freelancer.
A agência lançou um podcast, o ANBA Cast, no final de 2020, assim como seção de artigos opinativos em 2021. Já foram publicados 60 artigos, boa parte assinados por diplomatas árabes em missão no Brasil. O podcast, atualmente quinzenal, soma 130 episódios. Gravado em português, o foco principal do programa é trazer insights de mercado, informações e debates úteis para os exportadores brasileiros. No ano passado, a ANBA também adaptou o seu visual, harmonizando-o com a identidade da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Uma das importantes vertentes da ANBA é publicar notícias que possam ser geradoras de negócios, apresentando oportunidades aos árabes no Brasil e aos brasileiros no mundo árabe, desde exportações e importações até investimentos, cooperação e prestação de serviços. “A ANBA tem um papel relevante de apresentação das marcas árabes no Brasil e das marcas brasileiras nos países árabes, de reduzir essa distância cultural que existe, passando a mensagem adequada e correta para cada um dos mercados”, diz Silvana Gomes.
Ainda no universo do comércio, a diretora vê a agência também como uma fonte importante de informações sobre os países árabes e o Brasil para quem vai negociar. “Todo mundo sabe que é preciso conteúdo para falar com o interlocutor comercial, que não basta falar do produto, é preciso conhecer a realidade do país, saber um pouco sobre os esportes, a culinária, conhecer a história de outras empresas que tiveram sucesso na região. A ANBA é uma ferramenta para as empresas se prepararem, traz esses 360 graus de informações”, diz.
Na Câmara Árabe desde 2021, Silvana conta da relação que tinha com a ANBA no início das atividades da agência, quando ela atuava como executiva na promoção internacional da indústria brasileira de cosméticos. Na ocasião, empresas brasileiras passaram a participar de uma feira do setor em Dubai e a cobertura da ANBA ajudou na difusão do setor. “Hoje estou em uma diretoria, na Câmara Árabe, que engloba a ANBA. A vida me trouxe aqui, a um projeto que fez parte da minha carreira e da minha história. Tenho muito carinho pela agência”, diz.
Como próximos passos, além de uma reformulação do site que ocorrerá neste ano, a ANBA terá em breve comercialização ao mercado de anúncios e conteúdo patrocinados. Atualmente esses espaços são usados apenas em ações da Câmara Árabe. “É um novo papel que se tangibiliza e que as empresas árabes e brasileiras poderão utilizar como estratégia para construção das suas marcas no outro mercado”, diz Silvana.
A ANBA tem 35% dos seus acessos no exterior, com Egito, Emirados, Arábia Saudita, Marrocos e Argélia ocupando os primeiros lugares entre os países árabes que acessam o site. A ANBA possui acordos de compartilhamento de conteúdo com 10 agências de notícias nos países árabes e uma no Brasil, e utiliza esses veículos como fontes de informação sobre a realidade dos países árabes. A equipe de reportagem ganhou 11 prêmios de jornalismo.
Atualmente a equipe é composta pelos jornalistas Isaura Daniel, editora-chefe, e Bruna Garcia e Marcos Carrieri, na reportagem. A tradução ao inglês é de Guilherme Miranda e Elúsio Brasileiro. A diretoria da área na Câmara Árabe – Marketing e Conteúdo – é de Silvana Gomes. No Egito, o jornalista da ANBA é Omar Assi.