Brasília – A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) coloca no ar nesta quarta-feira (18) a nova versão do seu site. O www.anba.com.br terá um novo visual e muito mais recursos que vão facilitar a navegação.
Para marcar a passagem a uma nova fase, a equipe de jornalistas da agência preparou uma edição especial que terá como principal destaque a entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ele faz um balanço da política de comércio exterior de seu governo e fala da aproximação com o mundo árabe. “Não tenho dúvidas de que este intercâmbio seguirá ganhando dinamismo em benefício da integração de nossas economias”, disse o presidente.
A ANBA vai adiante e mostra, em duas reportagens, que o intercâmbio bi-regional já extrapolou o comércio e chegou ao campo dos investimentos. Os árabes estão aplicando recursos no Brasil, seja em empreendimentos produtivos ou no mercado de capitais, e as empresas brasileiras estão cada vez mais presentes no Oriente Médio e Norte da África.
As já tradicionais seções Oriente-se e Pequenas exportam também terão material novo: sobre a influência árabe na literatura infantil brasileira e sobre um grupo de pequenos produtores de melão, do Rio Grande do Norte, que vai começar a exportar. A edição trará também uma matéria especial sobre o crescimento do ramo de moda no Rio de Janeiro, além da estréia da coluna Fronteira Sul, recheada de notícias sobre economia, comércio exterior e diplomacia.
Se o relacionamento bilateral aumenta, cresce também o volume de notícias. Pensando nisso a ANBA passará a ter espaço para mais destaques em sua página inicial, que serão inaugurados por duas reportagens vindas diretamente do mundo árabe: uma sobre a previsão da Saudi Aramco, gigante saudita do petróleo, de que os países do Golfo vão mais do que triplicar sua capacidade de refino até 2015, e outra sobre os investimentos de US$ 700 milhões que o Marrocos fará no setor pesqueiro, um dos mais tradicionais do país.
Conteúdo Multimidia
A ANBA terá vários novos recursos de mídia, além dos textos e imagens. O usuário terá acesso a vídeos, arquivos de áudio, galerias de fotos, poderá comentar as matérias e se cadastrar diretamente no site para receber esta newsletter. O mecanismo de busca de notícias foi melhorado e as seções foram agrupadas em canais para tornar mais prática a procura pelo tema desejado.
O sistema foi desenvolvido pela SX Brasil Comunicação Digital, empresa do pólo de inovação tecnológica do Recife, que hoje se destaca no mercado nacional de sistemas de gerenciamento de conteúdo na web.
Entre outros projetos de jornalismo digital, foi responsável pela criação da Agência Sebrae de Notícias (ASN) e projetos internacionais, como Portugal Digital (com audiência em todos os países de língua portuguesa) e o portal África 21 (www.africa21digital.com), a ser lançado nos próximos dias, ambos produzidos e editados pela CCA-Consultores de Comunicação Associados, com sede em Brasília.
A ANBA estará integrada ao sistema InterJornal, que distribui notícias para inúmeras instituições públicas e privadas brasileiras, e ficará também interligada ao portal de busca AchaNoticias – www.achanoticias.com.br , multiplicando sua visibilidade na rede.