Maghreb Arabe Presse*
Casablanca – A produção agrícola do Marrocos, incluindo pecuária e produção de alimentos, triplicou nos últimos 50 anos e representa 15% do produto interno bruto (PIB) do país, segundo o comissário-geral para Planejamento do Marrocos, Ahmed Lahlimi.
"Apesar da forte urbanização, a agricultura representa 15% dos bens do país e seu impacto na economia está crescendo", declarou Lahlimi na abertura de uma oficina chamada "Qual é a agricultura para o Marrocos do ano 2030?", que ocorreu no início desta semana.
"A agricultura tem papel social importante no país, pois o setor emprega aproximadamente 46% da população economicamente ativa", disse o comissário-geral, acrescentando que a evolução do setor foi muito importante para o interior do país.
Na oficina, Lahlimi apresentou três estudos, um sobre a necessidade de ampliar as atividades agrícolas do Marrocos, outro sobre a necessidade da desestatização do setor para que empresas particulares invistam na agricultura e um terceiro sobre o treinamento de mão-de-obra, o potencial agrícola nacional, a administração de recursos naturais e a liberalização do setor.
*Tradução de Mark Ament