São Paulo – Tendas de tecidos, grandes estátuas de camelos, dança de dabke, tatuagem de henna, quibe e esfiha na mesa. Esses elementos remetem ao mundo árabe, mas podem ser facilmente encontrados em festas no Brasil realizadas pela Águila Decorações. Criada em 2005 pela empreendedora Solange Steffens, a empresa se especializou em produzir comemorações com temáticas árabes.
A Águila Decorações presta serviços em todo o território brasileiro produzindo festas com os mais variados motes. Com sua equipe, Solange, que é chilena mas vive no Brasil, consegue criar desde aniversários para 30 pessoas até eventos corporativos para 100 pessoas ou casamentos para 500 convidados.

“A festa que criamos vai depender do que o cliente quer e quantas pessoas vai receber. Mas antes de fechar qualquer coisa, vou até o lugar, faço a visita técnica, meço tudo, vejo as possibilidades de instalação da decoração, tanto na altura quanto no suporte”, diz.
Com tendas, tecidos, luminárias com velas, candelabros, mesas baixas, arranjos com plumas e até camelos, o clima de festa árabe é criado no espaço. Além da decoração completa, a companhia oferece atrações culturais como músicos, bailarinas, dançarinos de dabke, leitura da borra do café e tatuagem de henna. A parte gastronômica também é oferecida com serviços de buffet e coquetel.
“Na entrada do evento, geralmente oferecemos pastas e salgados, como o quibe e esfiha. No jantar, o cliente escolhe o cardápio de comida árabe, que é bem variado. Ele pode conter arroz, carne de cordeiro, arroz com lentilha e coalhada. E no final da festa servimos doces árabes deliciosos”, explica a dona da Águila Decorações.
O encontro de culturas de Solange
Nascida em Viña del Mar, no Chile, Solange chegou ao Brasil em 1982, aos 14 anos, com os pais e irmãos. A mudança foi impulsionada pela busca de um lugar com melhores oportunidades de trabalho para a família.

“Enquanto morava no Chile, atuava como ginasta. Fazia ginástica olímpica e até participava de campeonatos de ginástica olímpica, por isso tinha toda uma habilidade no corpo. Quando cheguei ao Brasil comecei a me interessar por dança de salão, até um momento que passei à dança do ventre, e posteriormente virei professora deste estilo de dança”, relembra Solange.
“Por causa dessa inclusão na dança de salão minha adaptação no Brasil acabou aconteceu muito bem. Já com o ingresso na dança árabe comecei a me interessar pela cultura árabe. Passei a pesquisar sobre o tema e comecei a decorar minha sala de dança com tecidos e até montei tenda com tapete e almofada.”
E foi a decoração diferenciada das salas das outras professoras que abriu portas para que Solange fizesse a primeira festa temática árabe. “Uma pessoa chegou na minha sala, viu a decoração e perguntou se eu faria isso em uma festa. Eu disse que sim. Depois disso, comecei a fazer decorações de festas e também a levar dançarinas do ventre para os eventos”, relatou Solange.

Anos depois, a empresária decidiu formalizar o negócio, após perceber que existia uma demanda grande no País. Há outras temáticas no portfólio, mas as festas árabes são o foco principal.
“Temos Halloween, Las Vegas, Havaí, country, cassino, decoração indiana, mexicana, italiana e espanhola… mais de 50 temas”, informou Solange, que, no entanto, confirmou que a maior parte das festas realizadas pela empresa é de tema árabe.
Apesar do público principal da empresa estar em São Paulo, o negócio já chegou a estados como Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Salvador e Fortaleza. Ao lado do marido, a empresária administra a empresa. Quando acontecem grandes produções, a Águila Decorações chega a empregar cerca de 15 pessoas.
Leia também:
Sharjah mostra 4 décadas de arte de Leda Catunda


