Emirates News Agency*
Dubai – A Air Arabia, primeira e maior empresa aérea de baixo custo do Oriente Médio e Norte da África, anunciou hoje (13) que assinou um contrato de compra de até 49 aeronaves A-320 da Airbus, com opção para aquisição de outras 15 unidades. A empresa aérea, sediada no emirado de Sharjah, fez o anúncio durante a Dubai Air Show, feira de aviação que começou no dia 11 e termina no dia 15 de novembro. Ela ainda não escolheu os motores que serão instalados nas aeronaves.
O acordo, cujo valor é de aproximadamente US$ 3,5 bilhões, vai triplicar a frota da Air Arábia e faz parte de seu plano de elevar sua frota para mais de 50 aeronaves até 2015, se transformando em uma das principais empresas aéreas mundiais. "Nossa meta é ser uma das principais empresas de baixo custo do mundo, com as menores margens de lucro, melhor inovação, reputação e excelência operacional. Ter o A-320 como principal ferramenta em nossa frota é a melhor e mais rápida forma de alcançar esta meta", informou Mohammed Al Thani, presidente da companhia.
Atualmente a empresa voa com onze aeronaves A-320 arrendadas e serve 37 destinos no Oriente Médio, Norte da África, Subcontinente Indiano e Ásia Central. Inaugurada em 2003, a Air Arábia já transportou mais de cinco milhões de passageiros em seus quatro anos de operação.
A família do Airbus A-320, de aeronaves com apenas um corredor, inclui o A-318, A-319, A-320 e A-321. A cabine de comando de todos estes modelos é igual. Já foram vendidas mais de 5,45 mil aeronaves na família A-320, dos quais 3,2 mil já estão em operação em 200 empresas ao redor do mundo.
*Tradução de Mark Ament