Airbnb e Migraflix oferecem curso para capacitar refugiados

Projeto Raízes na Cidade vai capacitar imigrantes e pessoas em situação de refúgio a oferecer atividades na área de experiências culturais. Inscrições estão abertas.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – O Airbnb, plataforma conhecida por conectar anfitriões e hóspedes, e a Migraflix, organização social sem fins lucrativos que conecta refugiados e imigrantes à sociedade brasileira por meio do empreendedorismo, criaram neste ano o Raízes na Cidade. O projeto vai capacitar refugiados e imigrantes residentes em São Paulo a oferecer experiências culturais. Em vez de serviço de hospedagem, o mais conhecido no Airbnb, os refugiados serão uma espécie de guia para atividades na cidade relacionadas às suas próprias histórias.

Para isso, as entidades abriram inscrições para um curso voltado a refugiados e imigrantes que será organizado em parceira entre o Airbnb a Migraflix. A primeira etapa já teve início e, após as inscrições, as pessoas selecionadas vão passar por entrevistas presenciais. A ideia é que as organizações conheçam melhor a história de cada candidato para avaliar como ele pode desenvolver seu projeto.

Entre as aulas oferecidas estarão temas focados em oratória, atividades de enfoque cultural e empreendedorismo. Serão oferecidas 50 vagas – o processo seletivo está em andamento e o curso vai de março a maio deste ano. “Nosso trabalho é focado em elevar o protagonismo de imigrantes e refugiados e atenuar as dificuldades que encontram quando moram em um novo país. Por isso estamos bastante empolgados em ter o Airbnb como parceiro e ampliar a troca cultural entre os brasileiros e as pessoas que chegaram recentemente ao país”, afirmou em comunicado Jonathan Berezovsky, fundador da Migraflix.

Ao final do curso, os alunos irão apresentar sua própria proposta de atividade relacionada às suas raízes culturais e histórias de vida mostrando, por exemplo, sua gastronomia local, sua música e demais expressões artísticas. Em troca receberão um certificado e estarão aptos a serem anfitriões de Experiências do Airbnb, produto que já é oferecido desde 2016. O formato permite que anfitriões formulem um roteiro para levar os interessados a conhecer um trajeto, uma atividade ou uma aula, sem a necessidade de hospedá-lo em sua casa.

Os alunos do Raízes na Cidade poderão oferecer seus pacotes na categoria de Impacto Social, onde podem explorar temas de conhecimentos de sua cultura aos viajantes e moradores de São Paulo pela plataforma. Toda a renda será revertida ao anfitrião. “Esta parceria com a Migraflix está alinhada com os valores de diversidade e inclusão do Airbnb. Acreditamos que todos podem pertencer a qualquer lugar – e isso inclui experimentar diversas culturas do mundo”, afirmou em nota Leo Tristão, diretor-geral do Airbnb no Brasil.

A Migraflix oferece uma série de outras atividades voltadas à integração social e econômica dos refugiados e imigrantes à sociedade brasileira, principalmente nas áreas de gastronomia e artesanato.

Serviço

Projeto Raízes na Cidade
Inscrições em https://bit.ly/2sG4nVX
Mais informações: https://www.facebook.com/migraflix/

Divulgação

Publicações relacionadas