São Paulo – A empresa aeroespacial francesa Airbus anunciou nesta quinta-feira (14) que cessará a produção da aeronave A380, a maior do mundo, até 2021. A decisão ocorreu após a Emirates reduzir seu pedido em 39 aeronaves, de 162 para 123 A380 no total. A companhia árabe receberá 14 aeronaves A380 até 2021. As demais unidades do pedido já foram entregues. A Emirates era a última das aéreas que ainda comprava o modelo da Airbus, portanto, dada a falta de novos pedidos, a empresa anunciou o fim da produção.
A Emirates, no entanto, encomendou 40 aeronaves do modelo A330-900 e 30 aviões A350-900 da Airbus, em um acordo de US$ 21,4 bilhões, continuando a optar pelas aeronaves de fuselagem larga, as que acomodam maior número de passageiros. O A330-900 acomoda entre 287 e 440 passageiros, dependendo da configuração escolhida pela companhia aérea. Já o A350-900 acomoda entre 325 pessoas na configuração típica de três classes, e até 440 passageiros na capacidade máxima. Para se ter uma ideia, o A380 da Emirates tem dois andares, acomoda 489 passageiros com três classes, e tem capacidade total de 615 pessoas se o avião todo fosse classe econômica – o que não é o caso da companhia. Os pedidos serão entregues à Emirates entre 2021 e 2024.
“O A380 não é apenas uma criação excepcional da engenharia. Passageiros de todo o mundo adoram voar nesta grande aeronave”, disse em nota o diretor executivo da Airbus, Tom Enders. “Por isso, o anúncio de hoje é doloroso para nós e a comunidade do A380 em todo o mundo, mas os A380 ainda vagarão pelos céus por muitos anos e a Airbus continuará apoiando totalmente as operadoras do A380”, completou Enders.
O presidente do Grupo Emirates, Ahmed bin Saeed Al Maktoum, disse em nota que o A380 é um avião maravilhoso amado pelos clientes e tripulação da Emirates. “O A380 é um diferencial da Emirates, nós criamos um novo jeito de voar introduzindo experiências exclusivas aos passageiros do A380, com os nossos chuveiros na primeira classe e um bar e lounge na classe executiva. O A380 continuará sendo um pilar da nossa frota até a década de 2030”, informou.
O presidente da Airbus Commercial Aircraft, Guillaume Faury, disse em nota que o A380 é o carro-chefe da Emirates e contribuiu para o sucesso da companhia aérea por mais de dez anos. “Por mais que lamentemos a posição da companhia aérea, a escolha do A330neo e do A350 para seu crescimento futuro é um endosso para nossa família de aeronaves de fuselagem larga”, falou Faury. Essas são os nomes das famílias dos novos aviões encomendados pela Emirates, o A330-900 e o A350-900, respectivamente.
Maktoum disse que as novas aeronaves servirão para abrir novas rotas e dar maior flexibilidade para atender demandas sazonais. “O A330neo será implantado nos destinos regionais da Emirates, permitindo que a companhia atenda aeroportos menores e, com isso, abra novas rotas e tenha maior conectividade em sua rede global. Já os A350 vão complementar as operações de longa distância da Emirates, dando maior flexibilidade em termos de implantação de capacidade em voos de oito a 12 horas a partir de seu centro de distribuição, em Dubai”, explicou. Atualmente a Emirates opera apenas com o A380 e o Boeing 777.