São Paulo – A Airbus anunciou nesta quarta-feira (09) que assinou contrato de venda de dez aviões da família A320neo para a companhia aérea Middle East Airlines – Air Liban (MEA), do Líbano. Segundo a Airbus, as duas empresas já haviam assinado um memorando de entendimentos para a venda destes aviões em julho de 2012, mas só agora o negócio foi fechado. A MEA ainda vai escolher quais serão os motores que irão equipar os aviões.
Cinco aeronaves serão do modelo A320neo, que transporta entre 150 e 180 passageiros, e outras cinco serão A321neo, com capacidade para até 220 passageiros. Os aviões são utilizados para transporte regional de passageiros. O valor do negócio não foi divulgado, mas o preço de tabela do A320neo em 2012 era de US$ 96,7 milhões. O A321neo custava US$ 113,3 milhões.
Os dois modelos são atualizações dos Airbus A320 e A321, mas só deverão levantar voo a partir de 2015. A principal melhoria em relação aos modelos atuais é seu maior desempenho. De acordo com o fabricante, motores mais eficientes e alterações no design das asas resultam em até 15% de economia de combustível.
No comunicado divulgado pelas Airbus, o diretor-geral da MEA, Mahamad El Hout, afirma que estes aviões são um bom negócio porque economizam combustível, têm alta confiabilidade e uma cabine moderna e confortável.
A MEA opera quatro aviões dos modelos A330-200, para voos de longa distância, quatro A321 e dez A320. Entre os destinos para os quais tem voos diretos estão Abidjan, na Costa do Marfim; Kano, na Nigéria; Riad, Jeddah e Medina, na Arábia Saudita; Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; Doha, no Catar; Dusseldorf e Frankfurt, na Alemanha; Milão, na Itália; Londres, no Reino Unido; Paris e Nice, na França. A companhia tinha um voo para o Brasil na década de 1990.