Syrian Arab News Agency*
Aleppo (Síria) – A cidade de Aleppo, na Síria, foi escolhida pela Organização Islâmica, Educacional, Científica e Cultural (ISESCO, na sigla em inglês) para ser a Capital da Cultura Islâmica em 2006. A cidade síria sucede Meca, na Arábia Saudita.
Em uma nota à imprensa, o ministro da Cultura do país, Riyad Nassan Agha, descreveu Aleppo como uma "uma rota de passagem entre Leste e Oeste e um ponto de comunicação entre as culturas do Leste e Oeste, além de ser um caldeirão que conta com uma mistura de povos".
A programação durante o ano vai incluir oito simpósios científicos internacionais e 150 palestras nos vários auditórios espalhados pela cidade e também na universidade de Aleppo.
Durante o ano cultural serão impressos mais de cem livros comemorativos e serão reformados imóveis na cidade. Haverá também exposições de artes plásticas, documentos e fotos, além de mostras de moda e de artigos tradicionais. Também serão realizados festivais de culinária Síria, segundo informa a assessoria do evento.
Aleppo é uma cidade famosa por sua música e cantores conhecido da cidade vão se apresentar. Também haverá competições de recitação do Alcorão.
*Tradução de Mark Ament