São Paulo – A companhia aérea italiana Alitalia anunciou nesta terça-feira (20), em Roma, planos de inaugurar novas rotas e ampliar a frequência de voos a partir de aeroportos italianos nos próximos meses. Neste plano, Rio de Janeiro, que já tem voos diários para a capital italiana, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, deverão ter mais frequências. A empresa promete serviços de mais qualidade, novos voos e aviões. A meta é lucrar em 2017. A Etihad Airways, de Abu Dhabi, tem 49% de participação na companhia italiana.
De acordo com as informações divulgadas em conjunto pela Etihad e pela Alitalia, a empresa italiana terá novas rotas a partir de Roma para Berlim e Dusseldorf, na Alemanha; São Francisco, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, Cidade do México; Pequim, na China; e Seul, na Coreia do Sul. Além de Rio e Abu Dhabi, as cidades de Nova York e Chicago, nos Estados Unidos, terão aumento na frequência de voos.
Do anúncio desta terça-feira (20) participaram o presidente da Alitalia, Luca di Montezemolo, o presidente e CEO do Etihad Aviation Group e vice-presidente da Alitalia, James Hogan, e o CEO da Alitalia, Silvano Cassano. Os executivos afirmaram que o foco da empresa será ampliar a qualidade de seus serviços e, segundo Montezemolo, “colocar os clientes no centro de tudo o que fazemos”. Até o ano passado, Montezemolo era presidente da Ferrari.
Hogan afirmou, porém, que obter lucro é a meta. “Fizemos um investimento comercial que precisará resultar em retorno comercial”, afirmou. O objetivo dos acionistas é que a empresa comece a ter lucro em 2017. Segundo informações da agência de notícias italiana ANSA, o retorno esperado é de 100 milhões de euros por ano.
A empresa terá três polos de operação, aeroportos que serão suas maiores bases de operação e distribuição de passageiros: Milão Malpensa, que terá mais voos internacionais; Milão Linate, que terá mais voos compartilhados com empresas parceiras; e Roma Fiumicino, do qual partirão mais voos de longa distância, média e curta distância.
O aumento das conexões com voos da Etihad será feito a partir de frequências de Veneza, Catânia, Milão e Bolonha para Abu Dhabi, assim como mais opções a partir de Roma para a capital dos Emirados Árabes Unidos. De lá, os passageiros usarão a Etihad para viagens à África, Ásia e Austrália.
O aumento de voos e frequências será feito com mais aeronaves. Aviões da Airberlin, empresa alemã na qual a Etihad mantém participação, serão utilizados pela Alitalia. No total, 14 aviões Airbus A320 serão repassados à empresa italiana, que também poderá receber aviões já encomendados pela Etihad ou comprar novas aeronaves de longa-distância.
Após uma longa negociação, a Etihad comprou quase metade da Alitalia em agosto do ano passado. A empresa italiana passava por dificuldades financeiras e precisava de aumento de capital para continuar operando. A empresa árabe pagou 387,5 milhões de euros pela participação na companhia italiana. Agora, além do aumento de voos e da frota, a Alitalia terá nova marca nas aeronaves, uniformes e canais de relacionamento com os clientes. O nome será mantido.