São Paulo – As joias da designer brasileira Andrea Conti (foto acima) são vendidas há dois anos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e ganharam mais visibilidade com a participação da grife na Arab Fashion Week, semana árabe de moda que ocorreu no final de outubro no emirado. Foi a segunda vez que a marca esteve presente no evento de moda dos árabes.
Feitas em ouro 18 quilates e com pedras preciosas de um colorido leve e harmonioso, as peças ornaram os corpos das modelos que desfilaram na Arab Fashion Week com roupas de estilistas brasileiros, em um evento dentro da semana de moda chamado Brazil Noble.
Andrea Conti acredita que as semanas de moda, como Arab Fashion Week, divulgam a marca não só no país ou local do desfile, mas no mundo. “É uma vitrine maravilhosa para as pessoas conhecerem o nosso trabalho”, disse a designer em entrevista à reportagem da ANBA. Em Dubai, as joias são comercializadas no ateliê AAVVA Fashion, que tem como sócio o estilista Vincenzo Visciglia, e foi com a AAVVA que elas estiveram pela primeira vez no Arab Fashion Week.
“A gente coloca uma joia e a gente se sente mais bonita, mais charmosa, a gente se sente mais poderosa, e isso não é aqui no Brasil ou em Dubai, é no mundo”, afirma Andrea, ao ser questionada sobre o gosto das árabes por suas peças. A designer conta que cria as joias para que sejam compostas em diferentes looks pelas clientes, segundo suas personalidades.
Além dos Emirados, a joalheria de Andrea está à venda em um showroom em Londres, na Inglaterra, de onde chegam aos consumidores europeus. No Brasil, a marca é um fenômeno da internet, com comercialização apenas online, e uma das preferidas das grandes estrelas do cinema e da música, que seguidamente são vistas usando as peças Andrea Conti.
A história da grife é recente, já que ela foi criada em 2015, mas a ligação da designer com as joias é da vida toda. Andrea conta que ainda muito pequena provava as joias de infância da mãe. “Minha mãe ia tirando das caixinhas e mostrando tudo o que ela tinha de pequenininha. A gente colocava e saía desfilando”, relata a empresária.
É da infância também o gosto por desenhar joias, o que seguiu na adolescência. “Desde que eu me conheço por gente eu já sou apaixonada por joia”, diz Andrea. Mas a trajetória até criar a grife foi bem diversa. Andrea estudou Marketing, Administração, Ciências Contábeis e Teatro – e conta que usa tudo no dia a dia – e empreendeu por vários ramos até chegar à joalheria.
Andrea desenhava brincos, anéis e outras peças para pessoas próximas e mandava fazer, até que resolveu criar uma coleção, em 2015. “Falei para a minha mãe: e se ninguém gostar, o que eu faço? Ela falou: fica sossegada que eu compro a coleção inteira. E no final não sobrou um para a minha mãe!”, diz. As joias são comercializadas em todo o Brasil e Andrea ganhou no ano passado a categoria Melhor E-Commerce do Prêmio Geração Glamour – Mulheres do ano. “No ano passado, com o Acre, entramos em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal”, relata.
A coleção que leva o nome Andrea Conti tem como referência os desenhos de criança e juventude da designer, em uma paleta de cores como as da época, só que em vez das tintas e lápis, o colorido vem das pedras preciosas utilizadas. As demais coleções da grife também têm inspiração nesse colorido, segundo a empresária.
A marca acumula várias capas de revistas famosas, como a Vogue, e 765 mil seguidores no Instagram, onde a própria Andrea Conti é uma figura chave na conexão com os consumidores. Na pandemia, os negócios cresceram. A marca já tinha todo o seu funcionamento estruturado no mundo virtual e então, além de vender para quem já era cliente, atraiu também os consumidores que só frequentavam lojas físicas.
O Brazil Noble, que levou a grife de joias e outras de alta-costura para a Arab Fashion Week, é um projeto de promoção da moda brasileira de luxo no Oriente Médio. Além do evento dentro da semana árabe de moda, que teve apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, devem ser feitas outras ações para a divulgação das marcas do Brasil. O projeto é levado adiante pela High Class Corporate Services, AAVVA Fashion, Cia Paulista de Moda e Rejane Silva, que foi embaixadora do evento em Dubai.