São Paulo – O Amapá foi o estado brasileiro que mais aumentou as suas exportações para os países árabes este ano. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Amapá passou de vendas de US$ 22,8 milhões para o mercado árabe no primeiro quadrimestre de 2010 para US$ 66,5 milhões no mesmo período deste ano. O crescimento alcançou 190%.
O grande responsável pelo crescimento foi o minério de ferro, produto que representou quase que a totalidade das vendas. O Amapá embarcou 546,6 mil toneladas de minério de ferro para o mundo árabe entre janeiro e abril, contra 434,4 mil toneladas nos mesmos meses de 2010. A venda gerou receita de US$ 63,7 milhões no primeiro quadrimestre deste ano e de US$ 22,8 milhões em igual período do ano passado. O aumento de receita foi de 178%.
De acordo com o geólogo do Departamento de Recursos Minerais da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Amapá, Antônio Ferreira do Amaral, o que vem causando esse crescimento nas vendas do estado para os árabes é a demanda aquecida pelo minério. “Nos últimos anos tem crescido bastante a busca por minério de ferro no mercado internacional”, afirma Amaral, lembrando que a China, no entanto, é a grande cliente do Amapá no exterior.
Segundo o geólogo, o estado abriga uma séria de mineradoras, mas atualmente são Anglo Ferrous e a Unamgem que exportam minério de ferro. A Zamapa também atua na área, mas está com as exportações suspensas por questões ambientais. De acordo com Amaral, a mineração e a exploração de madeira são as principais atividades econômicas do estado. O Amapá atua também em outras áreas, inclusive com exportação, mas em menor escala. É o caso da indústria pesqueira.
Para o mercado árabe, no entanto, além de minério de ferro, o estado vende também madeiras. A receita com exportações do produto ficou em US$ 2,7 milhões entre janeiro e abril. Já no mesmo período de 2010, não houve vendas de madeira do Amapá para a região. No mundo árabe, os dois compradores de produtos do Amapá foram Bahrein e Marrocos, que representaram 34% do total, já que as exportações gerais do estado foram US$ 196,2 milhões.
Depois do Amapá, o segundo estado brasileiro que mais teve aumento de receita com exportações ao mundo árabe no primeiro quadrimestre do ano foi o Rio Grande do Sul, com crescimento de 123% para US$ 659 milhões. O terceiro foi o Paraná, que passou de vendas de US$ 256,3 milhões para US$ 501,4 milhões, aumento de 95,6%. Também o Piauí teve crescimento, mas partiu de uma base zero, já que não exportou para a região entre janeiro e abril de 2010. Nos mesmos meses deste ano foram US$ 108,7 mil em receita de exportação.