São Paulo – Especialista no tratamento de resíduos, em atuações de emergência para incidentes ambientais e no planejamento de ações de sustentabilidade em empresas, a multinacional brasileira Ambipar abriu dois escritórios nos Emirados Árabes Unidos no final de novembro, assinou um memorando de entendimentos e pretende, já em janeiro, anunciar a primeira operação no país.
De acordo com o CEO da Ambipar MENA [Middle East and North Africa], Rodrigo Paiva, os Emirados têm apresentado metas para promover a sustentabilidade da sua economia e a resiliência climática do país, além do compartilhamento de melhores práticas.
“Neste cenário, a Ambipar visualizou uma oportunidade para expandir sua operação global e por isso inaugurou escritórios em Abu Dhabi e Dubai no final de novembro, com o objetivo de estabelecer conexões mais próximas com clientes que já atuam na região e potenciais clientes com o objetivo de apoiá-los com suas metas ambientais”, afirmou Paiva à ANBA em entrevista por e-mail. Embora esteja nos Emirados, disse, o objetivo da empresa é atender toda a região do Oriente Médio e Norte da África.
Logo após sua chegada aos Emirados, a empresa fez dois anúncios. Um deles foi o memorando de entendimentos (MoU) celebrado com o Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (ADIO) e com a Autoridade de Defesa Civil de Abu Dhabi (ADCDA) para fortalecer a preparação para emergências climáticas. O outro foi a assinatura da Declaração de Finanças Sustentáveis de Abu Dhabi, em que a empresa reconhece os esforços dos Emirados e de Abu Dhabi em adotar medidas que vão possibilitar um desenvolvimento econômico mais sustentável.
Ambipar vê oportunidades em várias áreas da gestão ambiental
A Ambipar atua em diversos segmentos da gestão ambiental em duas divisões chamadas Response e Environment. A Ambipar Response trabalha com gestão de crises e respostas a emergências, limpeza industrial, consultoria e análises ambientais e serviços marítimos. A Ambipar Environment desenvolve soluções relacionados à água e gestão de efluentes, consultoria em créditos de carbono e gestão florestal, geração de energia a partir de resíduos e economia circular e gestão de resíduos.
“Os Emirados Árabes Unidos têm adotado medidas para promover a circularidade de resíduos, entre elas a expansão da infraestrutura de reciclagem, com meta de retirar 75% dos resíduos de aterros até 2030. A região também tem o objetivo de se tornar carbono zero até 2050. Por isso, a Ambipar enxerga que existem muitas oportunidades voltadas à gestão ambiental, em especial para economia circular, na região e entende ser o parceiro estratégico para ajudar empresas locais a atingir suas metas de sustentabilidade e descarbonização”, afirmou Paiva.
O executivo diz que a empresa também encontrou oportunidades para ampliar a capacidade de resposta a emergências e serviços industriais em Abu Dhabi. “A experiência da Ambipar em serviços de descomissionamento de plantas industriais, navios e unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarregamento (FPSOs) tem papel fundamental para permitir que os Emirados Árabes Unidos gerenciem a infraestrutura crítica de forma sustentável”, disse.
Além de atuar com projetos de adaptação às mudanças climáticas e gestão de riscos, outros setores em que a Ambipar enxerga oportunidades são incidentes industriais e químicos, sobretudo na indústria petroquímica, logística reversa e economia circular.