São Paulo – América Latina e Caribe se preparam para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a partir desta quarta-feira (7), em Santiago do Chile. A Rio+20, que vai debater os grandes temas do meio ambiente e sustentabilidade mundial, acontece em junho do ano que vem no Rio de Janeiro.
A reunião preparatória da América Latina e Caribe vai até a sexta-feira (9) na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Ela tem como objetivo orquestrar as posições dos países da região para a conferência mundial.
Haverá sessão plenária com países membros da Cepal e representantes de organismos internacionais e da sociedade civil. Serão avaliados, em seguida, os avanços e falhas da região no cumprimento de metas de desenvolvimento sustentável.
Também será apresentado um documento feito por 19 organismos, agências e programas das Nações Unidas, coordenado pela Cepal, com diagnóstico da situação regional e propostas de estratégias para o desenvolvimento sustentável. Para o final do encontro é esperada aprovação da declaração dos países da América Latina e Caribe para a Rio+20.