São Paulo – A modelo e apresentadora gaúcha Ana Hickmann (foto acima) terá seus produtos licenciados vendidos em 18 países árabes. O acordo foi fechado nesta terça-feira (07) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, com o importador egípcio Mowafak Refaat Afifi, da Middle East Commercial Co. YAK, que já trabalha com a linha de óculos da marca desde 2009 no Egito, revendendo para grandes lojas do setor.
“Eu conheci a marca Ana Hickmann por sorte, em 2009, em uma feira de óculos na Itália (a MIDO, Mostra Internacional da Ótica, Optometria e Oftalmologia, em Milão). Até então não sabia quem ela era, mas gostei muito da qualidade e do preço dos óculos e começamos a comprar em pequenas quantidades”, disse Afifi.
Segundo o importador, de 2009 a 2017, as vendas para o Egito cresceram 815%, e ele espera que o crescimento atinja a marca de 1000% até o fim de 2018. “Meu apelido no Egito é Mowafak Ana Hickmann, eu trouxe a marca para o país e ninguém conhecia, e hoje temos listas de espera”, contou. Os óculos foram o primeiro produto com a marca que leva o nome da modelo, lançados em 2002 no mercado nacional. A exportação começou em 2009 e hoje a linha de eyewear é vendida em 55 países.
A empresa Ana Hickmann se associou à Câmara Árabe na última sexta-feira (07), e com o novo contrato com Afifi, passará a licenciar diversos produtos no Egito e em outros 17 países árabes do Oriente Médio e Norte da África. São eles: Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Argélia, Tunísia, Arábia Saudita, Líbano, Kuwait, Omã, Bahrein, Catar, Jordânia, Sudão, Iêmen, Síria, Palestina, Líbia e Iraque.
Segundo Gustavo Correa, diretor-geral da empresa Ana Hickmann, é a primeira vez que uma modelo e apresentadora brasileira tem sua linha de produtos completa vendida no Oriente Médio. Entre os produtos já licenciados estão roupas, lingerie, óculos, bolsas, cosméticos, perfumes e sapatos.
De acordo com o representante de exportações da marca, Mario Montenegro, alguns produtos terão de ser adequados para o mercado árabe, como as roupas, que lá são mais conservadoras, e o material das bolsas, por exemplo. “Também iremos lançar uma linha de hijab, os lenços que as mulheres muçulmanas usam; já estamos produzindo alguns modelos”, disse Montenegro.
“Mas estamos levando a marca e a imagem da Ana Hickmann, que poderá ser associada a outros produtos nesses países”, completou Montenegro. A partir de agora, Afifi irá buscar investidores para iniciar o negócio de franquias, com lojas e quiosques próprios da marca, e irá deixar de vender em lojas de departamentos e multimarcas.
“Acreditamos na marca e queremos apresentar a Ana Hickmann ao público egípcio, estamos planejando que ela visite nosso país e pretendemos oficializar o convite até janeiro de 2019. Queremos que as pessoas conheçam a figura pública por trás da marca, que já tem boa aceitação no país”, declarou Afifi.