São Paulo – A série de reportagem "Para fazer a diferença", escrita pela jornalista Isabela Barros e publicada na Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2011. A reportagem concorre ao prêmio especial do Júri sobre o tema Inovação, cujo ganhador será conhecido na noite desta quarta-feira (01), em cerimônia em Brasília. A série, composta por três matérias, trata do esforço das pequenas empresas para oferecer produtos e serviços diferentes e ganhar destaque no mercado.
Além de "Para fazer a diferença", fazem parte da série as matérias "Um toque a mais", sobre empresas que inovam no setor de beleza e semijoias, e "Tabuleiro Fashion" sobre a busca do diferencial por pequenas empresas baianas da área têxtil. "Para elas não tem tempo ruim. Nem essa história de dizer que o mercado está difícil. Ou que as vendas andam fracas. Quem faz a diferença encontra espaço. É assim com as pequenas empresas que se esforçam para oferecer produtos e serviços que ninguém mais tem", diz a abertura da reportagem.
A série foi publicada na seção "Pequenas Exportam", mantida pela ANBA para mostrar as iniciativas e exportações de micro e pequenas empresas no Brasil. Como a agência tem como foco as relações do Brasil com as nações árabes, o objetivo, na seção, é mostrar também ao mundo árabe o potencial das indústrias e companhias de serviços de porte menor do país, incentivando o comércio deste segmento com Oriente Médio e Norte da África.
Isabela Barros, que é alagoana, concorre ao prêmio Especial de Júri com o Jornal do Comércio Online, de Pernambuco, com a matéria "Alinhavando o futuro", do jornalista Carlos Maciel; Canal Rural, de São Paulo, com a matéria "Cambuci dá lucro a produtores na região da Serra do Mar", das jornalistas Melissa Cerozzi, Mariane De Luca, Antonio Alencar e Diego Mestiço; TV Cabo Branco e Paraíba, com a matéria "Caravana JPB/Vassoura de Pet"; Diário do Nordeste, do Ceará, com a reportagem Joias do Cariri, de Germana Cabral, Naiana Rodrigues e Marília Camelo; e jornal A Crítica, do Amazonas, com a série "Saída: Inovação", de Gerson Severo Oliveira Dantas.
A ANBA já ganhou dez prêmios de jornalismo desde que foi criada, em 2003. O último foi no ano passado, o Prêmio Mapa de Jornalismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na categoria internet. A agência tem cerca de um milhão de acessos mensais e convênio para reprodução de conteúdo com sete agências de notícias do mundo árabe. Ela pertence à Câmara de Comércio Árabe Brasileira e foi criada como um projeto da agência de comunicação "Meios", de Joel Santos Guimarães. O site tem versão em inglês e português.
Leia abaixo a íntegra das matérias da série:
https://www.anba.com.br/noticia_pequenasexportam.kmf?cod=11551639
https://www.anba.com.br/noticia_pequenasexportam.kmf?cod=11566852
https://www.anba.com.br/noticia_pequenasexportam.kmf?cod=11559161