São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) ganhou o Prêmio Mapa de Jornalismo 2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na categoria Internet. A reportagem escolhida foi “Uma nova dieta para a lavoura”, da jornalista Isaura Daniel. A matéria relata as iniciativas no Brasil para produção de fertilizantes orgânicos e organominerais para garantir o abastecimento da agricultura nacional e fazer frente às altas de preços do produto químico.
O Ministério da Agricultura escolheu três matérias em cada categoria. A ANBA foi a primeira colocada em Internet. A segunda foi a jornalista Margareth dos Santos e Santos, do site Dia de Campo, com a reportagem “Tomatec, o tomate ecologicamente cultivado”, e o terceiro foi Roberto Pereira Samora, da agência Reuters, com “A saga de seqüestrar o CO2 no Cerrado e ainda ter lucro”. Quase 200 jornalistas de todo o Brasil concorreram. Também houve premiados em TV, Rádio e Impresso.
Na categoria Impresso, a matéria que ficou em primeiro lugar foi “Preservação dá dinheiro a agricultores de três cidades”, da jornalista Bettina Maria de Barros, do jornal Valor Econômico. Em telejornalismo o Ministério da Agricultura escolheu Marcelo Moreira Ramiro, pela matéria “Arroz irrigado no Pantanal”, da TV Morena, e em radiojornalismo a escolhida foi Joice Cristina Hasselman, da rádio Band News, com a reportagem “Bioenergia: uma solução inteligente”.
Este é o décimo prêmio de jornalismo que a ANBA ganha em um pouco mais de seis anos de existência. E é o sexto prêmio que a jornalista Isaura Daniel ganha pela agência, dois dos quais foram coletivos. A ANBA já ganhou o prêmio Massey Ferguson de Jornalismo por três anos consecutivos, o prêmio de jornalismo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) por duas vezes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Conselho Nacional do Café (CNC) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).
A ANBA é a agência de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e foi criada em 2003 pela Agência Meios, a pedido da entidade. As matérias são publicadas com o objetivo de gerar um maior fluxo de informação entre o mundo árabe e o Brasil e com isso também uma maior aproximação comercial e cultural. A ANBA tem versão em português e inglês e mais de 500 mil acessos mensais individuais no Brasil e no exterior. Ela trabalha em parceria com oito agências de notícias no Brasil e nos países árabes.