São Paulo – A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) recebeu ontem (24) à noite, em Brasília, o Prêmio Mapa de Jornalismo 2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A reportagem “Uma nova dieta para a lavoura”, da jornalista Isaura Daniel, foi vencedora na categoria Internet. A matéria destaca as iniciativas no Brasil para produção de fertilizantes orgânicos e organominerais para garantir o abastecimento da agricultura nacional e fazer frente às altas de preços do produto químico.
Essa foi a primeira edição do Prêmio Mapa de Jornalismo e faz parte da agenda comemorativa dos 150 anos do Ministério da Agricultura, em 28 de julho deste ano. Concorreram 149 jornalistas de todo o Brasil.
O Mapa escolheu as três melhores matérias em cada uma das quatro categorias premiadas: Internet, TV, Rádio e Impresso. Na categoria Impresso, o primeiro lugar ficou com a jornalista Bettina Maria de Barros, do jornal Valor Econômico, com a matéria “Preservação dá dinheiro a agricultores de três cidades”.
Em telejornalismo o vencedor foi Marcelo Moreira Ramiro, com a matéria “Arroz irrigado no Pantanal”, da TV Morena, de Mato Grosso do Sul, e em radiojornalismo a escolhida foi Joice Cristina Hasselman, da rádio Band News, com a reportagem “Bioenergia: uma solução inteligente”.
A cerimônia foi realizada no Espaço Cultural da Anatel, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, profissionais da mídia nacional, funcionários do governo federal, representantes de entidades do agronegócio e de organismos internacionais.
Sobre a agência
A ANBA é a agência de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e foi criada em 2003 pela Agência Meios, a pedido da entidade. As matérias são publicadas com o objetivo de gerar um maior fluxo de informação entre o mundo árabe e o Brasil e promover a aproximação comercial e cultural. A ANBA, que trabalha em parceria com oito agências de notícias no Brasil e nos países árabes, tem versões em português e inglês e mais de 500 mil acessos mensais individuais no Brasil e no exterior.
Este é o décimo prêmio de jornalismo que a ANBA ganha em um pouco mais de seis anos de criação. A ANBA já conquistou o prêmio Massey Ferguson de Jornalismo por três anos consecutivos, o prêmio de jornalismo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) por duas vezes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Conselho Nacional do Café (CNC) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).