Alexandre Rocha
São Paulo – Além de ter conquistado recentemente um contrato para construir uma nova pista no aeroporto de Orã, a oeste da capital Argel, a Construtora Andrade Gutierrez participa atualmente de outras três licitações na Argélia. As concorrências dizem respeito a obras de reformas nos portos de Orã e Kristel (também em Orã) e na base naval de Orã.
"São projetos avaliados em 125 milhões de euros", disse Clovis Martines, diretor da Zagope, subsidiária da Andrade Gutierrez em Portugal e que cuida dos negócios da empreiteira brasileira na África.
Mas a coisa não pára por aí. A Andrade Gutierrez, que em janeiro já havia vencido concorrência para construir uma barragem no país árabe, vai apresentar em julho mais duas propostas em processos licitatórios ligados ao setor portuário: uma referente ao Porto de Bejaia, a leste de Argel, e outro a uma segunda obra na base naval de Orã. São contratos estimados em 100 milhões de euros, segundo Martines.
E a empresa vai mais além. Em julho também pretende apresentar propostas em duas licitações para a construção de estradas de grande porte. A Andrade Gutierrez já participou este ano, por meio da Zagope, de uma concorrência para construção de rodovia na Argélia. O processo envolvendo a estrada que vai cortar o país de leste a oeste foi vencido, porém, por companhias do Japão e da China.
Com as receitas adicionais vindas do aumento do preço do petróleo, de longe o principal produto de exportação da Argélia, o governo local vem executando uma série de obras de infra-estrutura. O plano qüinqüenal apresentado pelo presidente Abdelaziz Bouteflika prevê investimentos de US$ 60 bilhões em setores considerados essenciais. De olho neste mercado, a Andrade Gutierrez abriu recentemente um escritório em Argel.
Aeroporto
A companhia considera a obra no Aeroporto de Orã um passo importante na conquista do mercado argelino. "Orã é uma das cidades que mais crescem na Argélia", disse Martines. Lá a empresa vai ampliar a pista de pouso existente em 600 metros e construir uma nova de três quilômetros.
Ela vai atuar em parceria em uma empresa local, a Enterprise Sahraoui, que detém uma participação de 10% no contrato. "Sempre procuramos nos associar a um parceiro local. Faz sentido envolver alguém da região. No caso a empresa está instalada em Orã, tem equipamentos para as obras e conhecimento sobre o local", afirmou Martines.