Da redação
São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Agência de Promoção de Exportações (Apex) assinaram convênio que dá início ao Projeto Setorial Integrado (PSI) para a promoção comercial de máquinas agrícolas no exterior. O objetivo do programa é aumentar o número de empresas exportadoras, diversificar os produtos vendidos no mercado internacional e contribuir para o aperfeiçoamento tecnológico das máquinas fabricadas no Brasil.
Serão investidos R$ 5,8 milhões nesse projeto. A Apex vai liberar R$ 1,9 milhão e o restante da verba será complementada pela Abimaq e pelas empresas que aderirem ao convênio, assinado na semana passada durante o 65º Encomex – Encontros de Comércio Exterior, realizado em Caxias do Sul (RS).
O presidente d Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, destacou a importância do projeto, lembrando a importância do setor de máquinas agrícolas para a economia e a balança comercial do país. Segundo ele, de janeiro a setembro deste ano, as exportações de máquinas agrícolas aumentaram 113,7%, para cerca de US$ 230 milhões.
"A assinatura desse convênio com a Apex vai ao encontro do objetivo da Abimaq de colocar o setor de bens de capital mecânicos, segundo maior exportador industrial brasileiro, entre os principais fabricantes de máquinas e equipamentos do mundo, competindo no mercado internacional com produtos de alto valor agregado", afirmou Delben Leite.
O diretor da Apex, Alessandro Teixeira, lembrou que o Brasil é o sexto maior produtor mundial de bens de capital. "Sendo assim, é natural que ocupe lugar de igual destaque no que se refere à sua presença no mercado externo", declarou.
"Para isso, é preciso incorporar todos os fabricantes no grande esforço de abordar novos mercados, consolidar e aumentar a presença nos mercados tradicionais, contribuindo para as grandes metas do governo de aumentar a oferta de emprego e renda". O desafio, acrescentou Teixeira, é ampliar em 15% as vendas externas de máquinas agrícolas.
O Projeto Setorial Integrado (PSI) da Abimaq e Apex possibilita a participação de empresas brasileiras em feiras no exterior, rodadas de negócios, prospecção de mercados, missões empresariais, cursos, treinamentos e ações de marketing. O objetivo é inserir novas empresas e novos produtos brasileiros no comércio internacional e fortalecer a imagem do Brasil como país produtor de bens de
capital mecânicos, tendo como conseqüência o aumento da competitividade do setor.
Dentro do PSI aprovado com ações a serem executadas em 2003 e 2004, estão previstas sets feiras no exterior, sete missões empresariais, uma rodada de negócio, três prospecções de mercado e quatro cursos e seminários, a maioria no exterior.