Da redação
São Paulo – Os presidentes da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, e do Sebrae, Silvano Giani, assinam amanhã (9) acordo de cooperação estabelecendo ações que beneficiem diretamente pequenas empresas com potencial exportador. As duas instituições irão investir recursos técnicos e financeiros para ampliar o número de empresas brasileiras no mercado internacional, informou o Ministério do Desenvolvimento, em nota.
Numa primeira etapa o foco das ações será, principalmente, a América Latina. Para isso será estruturado um Sistema de Inteligência Comercial integrado, por meio do qual o Sebrae levanta e analisa informações do mercado interno, complementando o trabalho realizado pela Apex de promoção das exportações.
A idéia é que as pequenas empresas, capacitadas pelo Sebrae, tenham acesso a atividades e informações essenciais, geradas pela Apex, que a tornem competitiva também no mercado externo.
Enquanto o Sebrae mobiliza, prepara e desenvolve instrumentos de gestão para as empresas, inclusive adequando produtos e serviços conforme as regras internacionais, a APEX ajuda as empresas a encontrarem nichos de mercado fora do Brasil. “A demanda mundial é grande mas a competição também é acirrada. Por isso temos que trabalhar nichos de mercado. A função da Agência é ser um instrumento facilitador de negócios”, explica Juan Quirós.
Silvano Giani ressalta que “o trabalho executado pelo Sebrae vai tornar a empresa capaz e com condições de oferecer produtos de qualidade para outros países”.
O Sistema de Inteligência Comercial levantará os dados necessários para que as pequenas empresas brasileiras entrem nos mercados emergentes e se consolidem naqueles com os quais o Brasil já tem relações comerciais consistentes. O Sistema levantará dados sobre dados sobre cada produto, principais fornecedores do país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, preços médios praticados etc.