Giuliana Napolitano
São Paulo – Depois do campeonato africano de futebol, a Copa das Nações, que terminou na semana passada, os países árabes do Norte da África subiram de posição no ranking mundial da Fifa. A anfitriã Tunísia – que venceu o torneio pela primeira vez, desbancando o favorito Camarões – foi o país que mais cresceu na lista: passou do 45º lugar, ocupado em janeiro, para o 31º, com 646 pontos.
Com isso, a Tunísia passou a ser a segunda seleção árabe melhor classificada pela Fifa. A primeira é a da Arábia Saudita (30ª posição e 648 pontos) – time que já foi treinado pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira. A presença brasileira no futebol árabe, aliás, não é novidade. A própria vitória da Tunísia na Copa das Nações foi atribuída por diversos jornais locais à participação de dois jogadores brasileiros: Francileudo dos Santos, que marcou o primeiro gol da final contra o Marrocos, e José Clayton, que deu o passe para o segundo no placar de 2 a 1. O jogo foi disputado no sábado, dia 14 de fevereiro, na cidade de Rades.
Após a derrota, o Marrocos ficou em terceiro lugar entre os países árabes na classificação da Fifa – no ranking geral, subiu cinco degraus e chegou à 33ª colocação e aos 644 pontos. A seleção marroquina é seguida pela egípcia, que passou da 32ª para a 34ª posição (641 pontos) entre janeiro e fevereiro.
Outro país que, apesar de não figurar entre as cinco primeiras nações árabes no ranking, progrediu na lista da Fifa foi a Argélia: subiu 11 posições nos últimos dois meses e chegou à 52ª colocação. Entre as seleções árabes, fica apenas na 7ª, com 555 pontos.
O Ranking da Fifa é divulgado todos os meses, de acordo com o calendário de competições reconhecidas pela federação. Essa última classificação foi anunciada em 18 de fevereiro, após o encerramento da copa africana e no mesmo dia do amistoso do Brasil contra a Irlanda, que terminou no 0 a 0. O Brasil lidera o ranking, com 846 pontos. É seguido pela França (828 pontos), Espanha (795 pontos), Holanda (749 pontos) e pelo México (742 pontos). A próxima lista será divulgada em 17 de março.
Entre os países árabes, após o Egito, que ocupa a quarta posição, aparecem Iraque (44º lugar e 592 pontos), Jordânia (47º e 573 pontos) e Argélia (veja lista completa acima).
Fazem parte da áfrica árabe dez países: Argélia, Djibuti, Egito, Ilhas Comores, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Somália, Sudão e Tunísia. Eles integram a lista de 22 nações que são membros da Liga dos Estados Árabes (as outras são: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Líbano, Kuwait, Omã, Palestina e Síria).
Contato
Mais informações sobre o ranking da Fifa podem ser encontradas no site www.fifa.com