São Paulo – Ministros árabes e sul-americanos da área social aprovaram um plano de ações de cooperação durante reunião realizada ontem e hoje (02), em Brasília. Segundo o embaixador Gilberto Moura, chefe do Departamento de Mecanismos Regionais do Itamaraty, que participou do encontro ao lado do ministro brasileiro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, uma das iniciativas aprovadas é a criação de um site na internet que vai reunir as melhores práticas sociais realizadas em países das duas regiões.
De acordo com Moura, o site será produzido no âmbito do International Policy Center for Inclusive Growth (IPC-IG), órgão vinculado ao Programa das Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “O MDS trabalha em cooperação estreita com o IPC-IG”, disse o diplomata.
Outra iniciativa é a realização de seminários de capacitação nas práticas que forem de maior interesse dos países envolvidos. “Essas duas ações vão gerar muita troca de experiências”, declarou Moura. Será criado ainda um comitê para acompanhar a execução do plano de ação.
A reunião desta semana faz parte dos desdobramentos da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), que já teve duas edições. O desenvolvimento social é uma das áreas principais de cooperação birregional definidas pelos países participantes. Atualmente, a coordenação geral da iniciativa Aspa está a cargo do Brasil, pelo lado sul-americano, e da Liga dos Estados Árabes.
O ministro Patrus Ananias destacou, segundo sua assessoria de imprensa, a importância da cooperação internacional na área social. Ele falou sobre os resultados atingidos pelo Brasil nos últimos anos, como a saída de 19,4 milhões de brasileiros da faixa de extrema pobreza e a redução de 15,3% na mortalidade infantil.
Acordos
O Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo brasileiro que atende 12,4 milhões de famílias, tem despertado interesse em outros países. Durante a reunião, o Brasil assinou acordos de cooperação em desenvolvimento social com o Líbano, Palestina, Omã e Jordânia, de acordo com o MDS.
No encontro em Brasília, foram apresentados programas realizados pelos diferentes países. O Egito, por exemplo, apresentou um sistema que tem semelhanças com o Bolsa Família. O Egito é justamente o país árabe com o qual o Brasil mais trocou experiências nessa área.
A próxima reunião de ministros da área social será realizada no Líbano, em 2012.