São Paulo – Estudantes de seis países árabes poderão se inscrever, até o final de julho, para o programa brasileiro de bolsas em pós-graduação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por pessoas de países com os quais o Brasil possui acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência, entre eles Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Síria e Tunísia. O programa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As bolsas, que fazem parte do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), são para cursos de mestrado e doutorado. As aulas terão início em março do ano que vem e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho. Para isso, o candidato deve preencher formulário on-line no site da Capes, e encaminhar a ficha, juntamente com a documentação, às embaixadas do Brasil em cada país. A divulgação dos resultados vai acontecer em dezembro deste ano, segundo informações do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O objetivo do programa é aumentar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países conveniados, que são 54, da África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe. Entre eles estão, além dos árabes, África do Sul, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Cuba, El Salvador, Gana, Guatemala, Guiana, Gabão, Equador, Índia, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Paraguai, Congo, Venezuela e Timor Leste.
Para os programas de mestrado, a duração da bolsa é de 24 meses. Para doutorado é de 48 meses. O candidato precisa ter fluência em português, diploma de graduação ou mestrado (para o caso de doutorado) e apresentar uma carta de aceitação de uma instituição de ensino brasileira. Os selecionados recebem mensalidade da bolsa e passagem aérea de volta para o seu país de origem, se concluírem o programa com êxito.
Serviço
Informações: www.cnpq.br/editais/ct/2009/docs/pec.pdf
Inscrições: www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg