São Paulo – Localizada na cidade de Serra, no Espírito Santo, a Mibasa exporta chapas de granitos para os mercados do Egito, Marrocos, Líbia e Emirados Árabes Unidos. Seus maiores importadores são Estados Unidos e Canadá, mas os países árabes surgiram como uma importante opção para contornar a crise que assolou o mercado da América do Norte.
“Quando deu a crise no mercado americano, as empresas de granito começaram a buscar outras opções, entre elas, América Latina e o mercado árabe”, explica Elcione Araújo Júnior, responsável pelas exportações da Mibasa.
Ele conta que as chapas de granito podem ser usadas em fachadas de prédio, bancadas, pisos, pias, entre outras aplicações.
Segundo Araújo, os contatos com os árabes surgiram por meio de feiras nas cidades de Cachoreiro do Itapermirim e de Vitória, além de indicações de outros clientes. Hoje, os países árabes são responsáveis por menos de 5% das vendas ao exterior da empresa, sendo o Egito o seu maior comprador neste mercado.
De acordo com Araújo, a grande vantagem de vender para os árabes é a liquidez do mercado. “Os árabes são excelentes negociadores, talvez os melhores. Normalmente, são muito sensíveis a preço, porém pagam a vista. Eles têm dinheiro, não vão te dar calote. E se você tiver peças paradas em estoque e fizer um preço interessante, ele leva essa mercadoria.”
Contato
Mibasa
E-mail: elcionejunior@clickgranite.net
Tel: +55 27 3348-0140