Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – O presidente e diretor-executivo do Grupo Emirates, que controla a empresa aérea Emirates Airline, Ahmed Bin Saeed Al-Maktoum, se encontrou ontem (10), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Al-Maktoum está no Brasil por causa do lançamento da rota direta entre Dubai e São Paulo operada por sua companhia. Os vôos diários tiveram início no dia 01 de outubro. "Todo empresário e turista árabe que vier ao Brasil vai se sentir em casa", disse Lula, segundo o relato de participantes da reunião.
O presidente brasileiro destacou características da presença árabe no Brasil, como a culinária, bastante difundida no país, e a Rua 25 de Março, em São Paulo, onde se concentram diversos comerciantes de origem árabe. Calcula-se que vivem no Brasil 12 milhões de árabes e descendentes.
Al-Maktoum, por sua vez, falou da simpatia que os árabes têm pelo país, do gosto pelo futebol e disse que está vendo que tudo o que já ouviu falar sobre a hospitalidade brasileira é verdade. Ele acrescentou que o vôo vai ajudar a ampliar o conhecimento sobre o Brasil entre os árabes.
Lula agradeceu a escolha do Brasil como novo destino da Emirates e ressaltou o arrojo da companhia, que comprou dois novos Boeing 777-LR somente para operar na rota Dubai-São Paulo. Os aviões têm capacidade para transportar 266 passageiros em três classes e 18 toneladas de carga.
Al-Maktoum afirmou que a ocupação dos vôos tem sido muito boa e disse que no avião no qual chegou a São Paulo, na terça-feira (09), havia 120 japoneses. Uma das apostas da Emirates é justamente aproveitar a demanda de passageiros para a Ásia, já que a empresa serve uma série de destinos no continente.
Turismo
Participaram do encontro, que durou cerca de 45 minutos, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, o assessor de Relações Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr.
Antes do encontro com Lula, Al-Maktoum conversou com Marta e Jeanine. O Ministério do Turismo pretende realizar uma ação de promoção do Brasil em Dubai ainda este ano. Marta disse que acredita no êxito do novo vôo e que a companhia poderá testar novos destinos no Brasil no futuro. Ela acrescentou que o Brasil vive um excelente momento de aproximação com os árabes.
Eles falaram também sobre a possibilidade do Brasil abrir um consulado em Dubai, para facilitar a emissão de vistos, uma vez que hoje é preciso ir à embaixada brasileira em Abu Dhabi, capital dos Emirados.
O xeque
O xeque Al-Maktoum é também presidente do Departamento de Aviação Civil de Dubai, que controla as atividades do Aeroporto Internacional, da Dubai Cargo Village, da Dubai Duty Free, do Dubai International Hotel e do Dubai Aviation Club. Ele preside ainda a Dubai Airport Free Zone Authority, a Dubai Aerospace Enterprise (DAE) e uma série de outras organizações.
Nascido 1958, Al-Maktoum é o filho mais novo do emir Saeed Bin Maktoum Al-Maktoum, morto no ano de seu nascimento, e irmão do emir Rachid Bin Saeed Al-Maktoum, que governou Dubai até sua morte em 1990. Ele é tio do atual governante de Dubai, Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum, que embora seja filho de seu irmão mais velho, nasceu em 1949.
Ele freqüentou a escola em Dubai e depois em Londres, na Inglaterra, e se formou na Universidade de Denver, no Colorado (EUA). Al-Maktoum começou a atuar na área de aviação em 1985, quando foi nomeado presidente do Departamento de Aviação Civil de Dubai.