Arábia Saudita aumenta meta de atração de turistas

Pa√≠s √°rabe recebeu 27 milh√Ķes de visitantes estrangeiros no ano passado e estipula objetivos ainda mais ambiciosos para o setor.

©Agence France-Presse
afp@anba.com.br

Riad – A Ar√°bia Saudita atraiu 27 milh√Ķes de turistas estrangeiros no ano passado e aumentou a meta de recebimento de visitantes para o final desta d√©cada, segundo anunciou nesta ter√ßa-feira (06) o ministro do Turismo do pa√≠s √°rabe, Ahmed Al Khateb. “Superamos os 100 milh√Ķes de turistas no ano, 77 milh√Ķes de nacionais e 27 milh√Ķes de estrangeiros”, disse o ministro em rela√ß√£o a 2023. Na foto acima, feira de turismo na Ar√°bia Saudita.

Seguindo essa tend√™ncia, as autoridades sauditas esperam agora atrair 150 milh√Ķes de turistas ao ano em 2030, frente ao objetivo anterior, que era de receber 100 milh√Ķes de visitantes, dos quais 70 milh√Ķes vindos do exterior. A meta pr√©via a essa era receber 30 milh√Ķes de estrangeiros no pa√≠s at√© o fim da d√©cada atual.

O turismo é um elemento importante no programa estratégico do país, o Visão 2030, do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, cujo norte principal é desenvolver outras fontes de receita e diversificar a economia da Arábia Saudita, a maior exportadora de petróleo bruto do mundo.

O país árabe abriga os locais mais sagrados do Islã, em cidades como Meca e Medina, e há muitos anos é destino de peregrinos religiosos, assim como de viajantes a negócios, mas criou uma estratégia para atrair os turistas em geral apenas recentemente. O país relaxou regras para fomentar atividades artísticas e esportivas.

√Č proibida a reprodu√ß√£o deste conte√ļdo

@Karim Sahib/AFP

Publica√ß√Ķes relacionadas