Silwan Abbassi*
Brasília – A Arábia Saudita é o 15° maior consumidor mundial de fast-food, segundo reportagem do jornal árabe Asharq Alawsat que cita um estudo da Organização para Consultoria Industrial do Golfo. De acordo com a organização, o país árabe tem consumo tão elevado por causa do tamanho de sua população (25,3 milhões de habitantes) e pelo fato da maioria dos sauditas ter menos de 21 anos.
Segundo o estudo, o setor de fast-food é um dos que mais crescem nos países da região, devido a mudanças no estilo de vida e ao aumento do consumo de alimentação de origem ocidental.
Os sauditas são os principais produtores de alimentos no Oriente Médio e do total que produzem, 75% é consumido localmente. O capital investido no setor no país já alcança US$ 356 milhões. Os países do Golfo têm 60 fábricas de fast-food, sendo 29 na Arábia Saudita, 11 nos Emirados Árabes Unidos, nove no Bahrein, cinco no Kuwait, três em Omã e três no Catar.
Perfil
A Arábia Saudita é o maior país do Oriente Médio e possui 25% das reservas de petróleo do mundo. Nos primeiros oito meses de 2007, o Brasil exportou para a Arábia Saudita o equivalente a US$ 3,5 bilhões. Dos cinco produtos mais exportados, quatro são gêneros alimentícios. São frango, açúcares, miúdos de frango e carne bovina. Estes quatro produtos foram responsáveis por US$ 530 milhões nos primeiros oito meses de 2007.
*Tradução de Mark Ament, com informações da redação da ANBA