São Paulo – Arábia Saudita e Emirados Árabes compraram menos carne de frango do Brasil no mês de setembro. Foram vendidos US$ 56 milhões para os sauditas no mês, o equivalente a 35 mil toneladas, quedas de 28% em receita e de 26% em volume, no comparativo com o mesmo mês do ano passado. A Arábia Saudita é o terceiro maior mercado externo do frango brasileiro, atrás da China e do Japão. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (04).
Quarto maior comprador de carne de frango do Brasil, os Emirados Árabes Unidos, receberam 21,6 mil toneladas, somando US$ 33,9 milhões. Ocorreram quedas de 9% em volume e de 8% em receita em igual comparativo.
Por outro lado, mercados árabes de menor porte para os produtos de frango tiveram crescimento acentuado. O Egito comprou 4,6 mil toneladas, que totalizaram US$ 6,1 milhões, altas de 83% em volume e 95% em receita. O Bahrein cresceu 85% em receita e 79% em volume, com US$ 1,8 milhão para 2,6 mil toneladas embarcadas.
Geral
As exportações totais de carne de frango brasileiro, incluindo produtos in natura e processados, somaram US$ 538,4 milhões no mês de setembro, queda de 6,9% em comparação com o mesmo mês de 2018. Em volume, foram exportadas 323 mil toneladas, decréscimo de 11% no mesmo comparativo.
Contudo, de janeiro a setembro a receita apresentou alta de 5,7% em relação ao mesmo período de 2018, com US$ 5,163 bilhões, o equivalente a 3,081 milhões de toneladas, crescimento de 0,7% na mesma comparação.