São Paulo – O primeiro grupo de soldadas sauditas se formou nesta semana no Centro de Treinamento Feminino Cadre das Forças Armadas da Arábia Saudita, após completar 14 semanas de treinamento básico. A notícia foi publicada no site do jornal saudita Arab News nesta quinta-feira (02).
A Arábia Saudita abriu o recrutamento militar para mulheres em fevereiro deste ano. Em maio, a primeira turma de soldadas começou o treinamento, que foi concluído agora. Além da terem sua formatura, as militares que mais se destacaram no treinamento foram anunciadas e premiadas.
O general Adel Al-Balawi, chefe da Autoridade de Educação e Treinamento das Forças Armadas da Arábia Saudita, disse na formatura que o centro oferece treinamento de acordo com os padrões internacionais de qualidade que vão de encontro às necessidades das recrutas.
O governo saudita vem tomando uma série de medidas nos últimos anos para a maior inserção feminina na sociedade local. Entre as iniciativas recentes estiveram a autorização para dirigir, para viagens ao exterior desacompanhadas e para que morem sozinhas.