São Paulo – A Argélia empatou com a Rússia em 1 a 1 no final da tarde desta quinta-feira (26), na Arena da Baixada, em Curitiba, capital do Paraná. Com o resultado, a seleção do norte da África ficou em segundo lugar no Grupo H, atrás da Bélgica, e vai enfrentar a Alemanha nas oitavas de final. O feito é inédito, pela primeira vez os argelinos passam para segunda fase de uma Copa do Mundo.
Conseguir ir para as oitavas era o principal objetivo dos argelinos no mundial de futebol, segundo disse à ANBA o presidente da Federação Argelina de Futebol, Mohamed Raouraoua, três dias antes do início do torneio no Brasil.
No início da campanha, com uma derrota por 2 a 1 para a Bélgica, o sonho pareceu ficar distante, mas as esperanças voltaram com a goleada de 4 a 2 sobre a Coreia do Sul.
Nesta terça-feira, os argelinos chegaram a temer pela classificação quando Alexander Kokorin anotou para os russos logo aos seis minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, Islam Slimani igualou o placar e garantiu a vaga na próxima fase.
Único time árabe no torneio, esta é a quarta vez que a Seleção da Argélia disputa um mundial de futebol. A equipe esteve nas Copas de 1982, 1986 e 2010, sendo que sua melhor atuação até agora havia sido na primeira participação, com vitórias por 2 a 1 contra a então Alemanha Ocidental e por 3 a 2 contra o Chile, e uma derrota por 2 a 0 para a Áustria. Argélia e Áustria marcaram o mesmo número de pontos, mas a última levou vantagem no saldo de gols.