São Paulo – A Argélia quer facilitar o contato entre potenciais investidores estrangeiros e os empresários do país de diversos setores. Nesse sentido, a Agência Nacional de Desenvolvimento do Investimento da Argélia (Andi) criou um banco de dados online com as principais informações sobre a economia nacional e as atividades que podem atrair o capital externo.
De acordo com informações da embaixada argelina em Brasília, setores como a indústria eletrônica, agroindústria, engenharia mecânica, petroquímica, farmacêutica e de fertilizantes orgânicos estão entre os mais competitivos do país. Por meio do site da Andi é possível apresentar projetos que se pretende executar no país.
“As empresas brasileiras têm a oportunidade de participar nos campos de investimentos, transferência de tecnologia e conhecimentos, além de construir relações estruturais com parceiros argelinos com o objetivo de garantir uma durável parceria vencedora para ambos os lados”, afirmou Abedlhamid Rahmani, conselheiro responsável pelos assuntos econômicos da embaixada da Argélia.
“Há garantias para a transferência de capital e receita, tratamento igualitário para todos os investidores locais e estrangeiros, acordos internacionais bi e multilaterais relativos a investimentos, encorajamento e proteção”, disse o conselheiro.
Outra vantagem listada por ele é a isenção de impostos por um período de até dez anos tanto para investimentos quanto para exploração. “As atividades elegíveis para estes benefícios são aquelas relacionadas à atividade econômica de produção de bens e serviços e investimentos realizados sob concessão ou atribuição de licença”, declarou Rahmani.
Segundo ele, no Brasil, a Argélia conta com a parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na busca de investidores locais, além de outras instituições que trabalham em conjunto com a embaixada do país. “A Câmara Árabe criou uma unidade (Comitê de Investimentos) para reforçar as relações nos campos de investimentos entre o Brasil e os países árabes. Isto pode ser muito útil para estabelecer contatos entre investidores de ambos os países”, destacou.
“A cooperação sul-sul também está entre as prioridades argelinas”, disse o diplomata ao explicar que a Argélia deseja atrair investidores de vários países para “desenvolver e diversificar suas relações econômicas externas”.
A Argélia possui recursos naturais em abundância, em especial petróleo, gás, tungstênio, urânio, ouro, ferro, zinco e camadas de fosfato. Desde o início desta década, o país, que possui acordo de livre comércio com a União Européia, vem apresentando um crescimento médio anual de 5%. Suas reservas em moeda estrangeira estão avaliadas em US$ 150 bilhões.
Serviço
Agência Nacional de Desenvolvimento do Investimento da Argélia
Site: www.andi.dz
Tel. : +213 (0) 21 77 32 62/63
E-mail: dg@andi.dz