Algérie Presse Service
Argel (Argélia)- Nesta terça e quarta-feira ocorre, em Argel, capital da Argélia, uma reunião sobre promoção de investimento e desenvolvimento na África, segundo informa o ministério de Relações Exteriores da Argélia. Esta reunião foi sugerida pelo conselho comercial do Commonwealth, uma associação de 51 países com uma população total de 1,8 bilhão de habitantes.
A reunião, que ocorre na Argélia pela primeira vez, dá continuidade a consultas preparatórias para o Relatório para a Comissão para a África (RCA, na sigla em inglês), criado a pedido de Tony Blair, como preparação para a reunião do G8 que ocorrerá em julho de 2005, no Reino Unido.
A Argélia foi escolhida por sua participação na NEPAD, grupo de países que trabalha pelo desenvolvimento da África, e no G-8 (grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia) e devido à experiência que o país tem em privatização.
A reunião, que incluirá representantes do setor privado na Argélia e administradores do conselho comercial do Commonwealth, apresentará propostas e recomendações de políticas e medidas que devem ser tomadas para aumentar investimentos africanos e internacionais para o continente.
As mesmas consultas também serão feitas em outros países da África. As propostas e recomendações nestas reuniões serão incluídos em um relatório que será submetido pela Grã Bretanha durante a cúpula do G8 e providenciará um novo impulso à implementação do NEPAD e ao esforço para alcançar os objetivos da Rodada do Milênio, principalmente no que se refere à redução da pobreza mundial para a metade dos níveis em que estava em 2002 até o ano de 2015.