Algérie Presse Service*
Orã (Argélia) – Todas os acordos para o início das obras de construção do gasoduto Medgaz, que ligará a cidade argelina de Beni Saf à cidade espanhola de Almeria, foram finalizados, segundo informou o vice-presidente do setor de transporte por gasodutos da petrolífera argelina Sonatrach, Hocine Chekired.
"Todas as providências necessárias para o lançamento do projeto Medgaz já foram tomadas", disse Chekired na cidade argelina de Orã, durante a 5ª Conferencia Estratégica Internacional (CSI5, na sigla em francês) sobre oportunidades de investimento no setor energético na Argélia.
O evento faz parte da 3ª Semana de Energia da Argélia (SEA 3), da qual participam 150 empresas dos segmentos de petróleo, gás e serviços. Na Semana de Energia são apresentadas tecnologias e experiências de empresas do setor, além de novos produtos.
Segundo o Comissário Europeu de Energia, Andris Piebalgs, que também participou do evento, "a união Européia precisa de mais gás". O Comissário declarou, após uma reunião com o ministro das Minas e Energia da Argélia, na qual discutiram o fornecimento de gás para a União Européia e a necessidade de ampliar este fornecimento, que "a Argélia é um dos fornecedores de gás mais confiáveis para a Europa".
*Tradução de Mark Ament