São Paulo – A Argélia é o 20º país a confirmar participação na Copa do Mundo da Fifa do ano que vem. É também o quinto país árabe no torneio, ao lado de Egito, Tunísia, Marrocos e Jordânia. A vaga veio com vitória de 3 a 0 sobre a Somália, em partida realizada na quinta-feira (9) em Maputo, Moçambique.
Líder do grupo G das Eliminatórias Africanas, a equipe argelina precisava de uma vitória simples para garantir a vaga no torneio de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México. E esta vitória começou a ser construída logo no começo do jogo. O atacante Mohamed Amoura abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo, e o meia Riyad Mahrez ampliou aos 18 minutos. Amoura fechou o placar em 3 a 0 aos 12 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, a Argélia chegou aos 22 pontos e não pode mais ser ultrapassada pela segunda colocada do grupo, Uganda, que derrotou Botsuana por 1 a 0 e agora disputa uma das quatro vagas para a repescagem. Será a quinta participação da Argélia numa Copa do Mundo. As outras foram em 1982, 1986, 2010 e 2014, no Brasil.
Além das cinco nações árabes e dos três anfitriões, já garantiram passaporte para a Copa os seguintes países: Brasil, Argentina, Equador, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Uzbequistão e Irã.
Leia mais:
Salah faz dois gols, e Egito garante vaga na Copa


