Silwan Abbassi*
Brasília – A Argélia deverá exportar 85 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano em 2010, de acordo com o ministro argelino das Minas e Energia, Chakib Khalil. O volume exportado atualmente é de 65,3 bilhões de metros cúbicos. As informações são do jornal árabe Addustour. O ministro Khalil afirmou que a meta para 2010 deverá corresponder a um aumento de 30% nas exportações da Argélia sobre o volume atual.
Khalil disse também que dois projetos para produção de gás natural liquefeito, com capacidade para 4,5 milhões de toneladas, estão em fase de implementação no país e devem entrar em operação em 2011 ou 2012. Um desses projetos envolve a exploração e produção de petróleo e gás natural no Saara Argelino.
O ministro também falou sobre o desempenho da Sonatrach, companhia estatal do país que atua com gás e petróleo. Ele afirmou que a empresa reduziu sua dívida para US$ 500 milhões em 2006. A Sonatrach explora as reservas naturais da Argélia há 20 anos. Hoje, a companhia tem projetos em outros países, exporta tecnologia e opera em mercados internacionais como os Estados Unidos, principalmente a costa leste (Maryland, Massachusetts), responsável por 20% das exportações de gás natural liquefeito da Sonatrach.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum