Silwan Abbassi*
Brasília – A companhia argelina de hidrocarbonetos Sonatrach firmou um acordo com a Itália para a exportação de aproximadamente 8 bilhões de metros cúbicos de gás natural argelino anualmente, de acordo com informações publicadas no jornal Asharq Alawsat.
A Sonatrach é a companhia argelina de pesquisa, exploração, transporte por dutos, transformação e comercialização de hidrocarbonetos e seus derivados. A companhia também intervém em outros setores, como energia elétrica, energias novas e renováveis e dessalinização de água do mar.
Mohamed Meziane, CEO da estatal argelina Sonatrach, assinou acordos na área de energia em 15 de novembro com representantes de cinco companhias de energia italianas: Enel, Edison, World Energy, Hera e Ascopiave.
O acordo se concentra no projeto de um duto. O gás natural será entregue à Itália através do novo duto de Galsi, cujo projeto está sendo desenvolvido e que deverá interligar a Argélia, Sardenha e Toscana. Com 18% das ações, Edison é o principal acionista italiano do projeto Galsi, que será realizado por meio de um esforço conjunto liderado pela Sonatrach e do qual também participaram outras operadoras italianas e internacionais.
O novo duto terá aproximadamente 900 quilômetros, mais de 300 deles a mais de 2.500 metros de profundidade, no Mar Mediterrâneo entre a Argélia e a Sardenha. A capacidade será de oito bilhões de metros cúbicos ao ano. As entregas de gás natural começarão após a conclusão do duto, em 2008, e devem durar 15 anos. A Argélia é a maior fornecedora de gás natural para a Itália, seguida pela Rússia.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum