São Paulo – A Argélia vai concluir a importação de 10 mil ônibus até fevereiro de 2026, segundo anúncio feito na quinta-feira (4) pelo ministro dos Transportes, Saïd Sayoud, e publicado na agência de notícias Algérie Presse Service (APS). A aquisição foi pedida pelo presidente do país, Abdelmadjid Tebboune.
O ministro falou sobre o assunto na abertura da 4ª Feira de Comércio Intra-Africana (IATF 2025), que ocorre até o dia 10 de setembro em Argel, promovida pela Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) em colaboração com a Comissão da União Africana e o Secretariado da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA).
De acordo com Sayoug, os novos ônibus significarão o início da segunda fase de renovação da frota de transportes públicos na Argélia. Segundo ele, 4.680 ônibus importados substituirão veículos com mais de 30 anos e outras unidades 5.320 vão substituir parcialmente os que têm idades entre 20 anos e 30 anos.
O ministro disse também que sua área finalizou o inventário de ônibus antigos, bem como as categorias de ônibus que serão importados e capacidades, abrangendo transporte urbano, suburbano, interprovincial e rural. Mas as especificações estão em desenvolvimento, informou Sayoug. Ele falou que a importação é apenas um primeiro passo e que é aguardada a entrada em operação de fábricas de ônibus da Argélia.
Leia também:
Brasil importa mais fertilizantes da Argélia


