Da redação*
São Paulo – A petrolífera argelina Sonatrach anunciou que pretende triplicar suas exportações de gás natural liquefeito (GNL) para os Estados Unidos, segundo informou hoje (14) o jornal árabe Gulf News. A empresa pretende ampliar o volume exportado anualmente dos atuais 4 bilhões de metros cúbicos para 12 bilhões até 2010.
Em 2006 a Sonatrach produziu 149,5 bilhões metros cúbicos de gás natural e 8,4 milhões de metros cúbicos de gás liquefeito de petróleo (GLP). A Argélia está trabalhando no aumento de sua capacidade exportadora e pretende exportar 85 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano até 2010. O volume exportado atualmente é de 65,3 bilhões de metros cúbicos.
A Argélia é o segundo maior país da África e seus principais recursos naturais são gás natural, petróleo, zinco, fosfato, ferro e uranio, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Os principais produtos agropecuários do país são trigo, cevada, aveia, uvas, azeitonas, frutas cítricas, ovelhas e gado.
*Tradução de Mark Ament