Algérie Presse Service*
Argel – A petrolífera argelina Sonatrach vai abrir em Luxemburgo nos próximos meses uma empresa de resseguros especializada em riscos industriais, segundo informou neste domingo (25) o gerente financeiro da empresa, Ali Rezaiguia. Esta é a primeira vez que a empresa argelina investe no setor de seguros industriais no mercado externo. A nova empresa terá capital inicial de 20 milhões de euros, segundo informou o executivo, durante um seminário sobre seguros de atividades energéticas.
Após a decisão, a Sonatrach decidiu prorrogar até 31 de dezembro o lançamento de uma licitação para renovação do seguro de suas holdings, explicou Rezaiguia. Geralmente, esta licitação é lançada em julho de cada ano.
Petrobras
A brasileira Petrobras também tem uma seguradora internacional, segundo informou a ANBA em fevereiro. Durante seu processo de internacionalização, a companhia optou por criar em 1997 uma seguradora própria, a Bear, que tem sede nas Bermudas e que se tornou fornecedora cativa de seguros para seus negócios no exterior. "Para captar ganhos de escala para os prêmios compramos um pacote que inclui todas as nossas operações globais", explicou o gerente de seguros da empresa, Luiz Octávio Parente de Mello Júnior. Ou seja, quanto mais a empresa produz e mais ativos ela tem para cobrir, menores são os custos relativos dos seguros.
A seguradora própria e exclusiva também faz com que a Petrobras não tenha que buscar seguros no mercado de cada país em que for operar, diminuindo a necessidade de intermediários. "Quanto mais intermediários, maior vai ser meu custo", afirmou o executivo.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA