São Paulo – O primeiro jogo da Argélia na Copa do Mundo, nesta terça-feira (17), no estádio Mineirão, na capital mineira, foi visto por 56.800 pessoas. Os argelinos jogaram contra a Bélgica e perderam de 2 a 1. De acordo com reportagem publicada na Agência Minas, que pertence ao governo do estado de Minas Gerais, a festa da torcida da Argélia era a mais contagiante enquanto o time vencia os belgas por 1 a zero. No segundo tempo, com placar favorável, o público da Bélgica vibrou mais alto, segundo notícia da agência.
O idioma francês predominou no estádio, já que os dois países falam a língua. Os argelinos incentivaram a sua seleção com frases em inglês e francês como “one, two, three, vive L’Algérie”, que quer dizer “um, dois, três, viva a Argélia!”. Eles usavam paramentos, como perucas e mantos, além de caras pintadas de verde e vermelho, cores da bandeira do país.
“Estou sentindo a decepção de termos perdido a oportunidade de realizar algo grandioso. Sofremos muito no segundo tempo ao deixarmos a Bélgica se impor fisicamente. A diferença de experiência acabou sendo sentida no fim. O jogo foi decidido nos detalhes e no talento do nosso adversário. Como foi o caso do gol de Fellaini, um dos melhores jogadores do mundo no jogo aéreo. Chegamos perto de um grande feito. Eu havia comentado sobre a força da Bélgica nos contra-ataques. Infelizmente, isso se confirmou em campo”, disse o técnico da Seleção Argelina, Vahid Halilhodzic, segundo o site da Fifa.
A Argélia faz parte do grupo H, integrado ainda por Bélgica, Rússia e Coreia do Sul. Os belgas, aliás, eram os favoritos da chave e por isso comentaristas acreditavam que seria mais fácil para o time europeu derrotar a Argélia. O país árabe joga ainda, na primeira fase, com a Coreia do Sul, neste domingo (22), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e com a Rússia, no dia 26 de junho, na Arena da Baixada, em Curitiba, no estado do Paraná.