Arte brasileira em Dubai

A galeria Bolsa de Arte, de Porto Alegre, participa anualmente da Art Dubai, feira do setor que acontece nos Emirados. Peças expostas são vendidas a colecionadores de diversos países.

Aurea Santos
aurea@anba.com.br

São Paulo – Há quatro anos, a Bolsa de Arte, galeria de Porto Alegre, participa da feira Art Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A galeria expõe telas, esculturas, pinturas, fotografias e vídeos de artistas brasileiros contemporâneos e, além de mostrar o trabalho destes artistas, também faz negócios no evento, vendendo as peças durante e depois da feira.

"Já vendemos bastante coisa e para o mundo inteiro", destaca Marga Pasquali, proprietária da Bolsa de Arte. Segundo ela, as peças da Bolsa de Arte já foram vendidas a colecionadores de lugares como China, Índia, Cingapura, Omã, Líbano, Arábia Saudita, Cazaquistão, Emirados Árabes, Alemanha, Estados Unidos e França.

"Dubai é muito internacional e cada vez mais tem atraído gente para esta feira", aponta Pasquali. A Art Dubai tem o apoio de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governador de Dubai, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados. Em 2012, a exposição contou com 75 galerias de 32 países.

Quando perguntada se há um bom espaço para a arte brasileira nos Emirados, Pasquali diz que "arte é arte, se é boa, então não importa onde a pessoa nasceu". "A arte é solta disso (independe do local de produção). É preciso este trabalho para quebrar barreiras. É só uma questão de abrir novos horizontes. As pessoas precisam conhecer para gostar, assim existe a possibilidade de formar um novo grupo de admiradores. Tudo isso é uma questão de tempo", explica.

Segundo ela, os anos de exposição na feira em Dubai já fizeram com que alguns artistas brasileiros passassem a ter seu trabalho reconhecido no emirado. Entre eles estão Saint Clair Cemin, Nelson Leirner, Nelson Wilbert, Carlos Vergara e José Bechara.

A Bolsa de Arte participa da feira em Dubai com um estande de 60 metros quadrados, no qual expõem entre 50 e 60 peças. Além da feira nos Emirados, a galeria gaúcha também expõe anualmente em um evento em Miami, nos Estados Unidos. A próxima edição da Art Dubai acontece de 20 a 23 de março de 2013.

Fundada em 1980, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Bolsa de Arte trabalha com mais de 30 artistas. Em três décadas de atuação, a galeria já realizou mais de 250 exposições.

Contato
Bolsa de Arte
Tel.: +55 51 3332-6799
E-mail: bolsadearte@bolsadearte.com.br
Site: www.bolsadearte.com.br

Publicações relacionadas