São Paulo – Há sete anos, a artista catarinense Marilza Ramos participou pela primeira vez da feira de móveis e decoração Index, em Dubai. Vendeu 38 quadros. De lá para cá, as feiras vinham sendo sua grande vitrine no mundo árabe, mas agora, depois de ter feito, recentemente, sua primeira exposição em Doha, no Catar, ela já tem planos maiores para o Oriente Médio.
Em 2011, durante a feira de construção Big 5, também em Dubai, Ramos conheceu o empresário Mohamed Salem, de Doha. Segundo ela, Salem atua em vários setores e decidiu investir também no segmento de decoração. A exposição dos quadros da artista na Katara Gallery, na capital catariana, em novembro do ano passado, toda organizada pelo empresário, foi o primeiro projeto conjunto dos dois. O evento foi aberto pelo ministro da Cultura do país, Hamad Bin Abdulaziz Al-Kuwari.
“Ele está abrindo uma galeria em Doha onde vai ser colocado o meu trabalho. Serão de 50 a 80 peças em exposição permanente e que poderão ser vendidas”, revela Ramos. Ela conta ainda que Salem tem um projeto de construção de um grande hotel no Catar, o qual terá sua parte de decoração a cargo da brasileira.
Os quadros e painéis da artista têm base de madeira e são decorados com elementos como cristais, alumínio, vidro e espelhos. Em 2007, quando expôs na Index, por meio de sua empresa, a MZ Artes, Ramos percebeu a boa aceitação de sua arte pelos compradores da região. “Vi que meu trabalho tinha muito a ver com a cultura árabe”, diz.
Com seus quadros ao gosto dos árabes, ela já vislumbra mais oportunidades na região. “Temos também um projeto de abrir um ateliê em Doha e um showroom em Dubai”, conta. A definição de quando o ateliê, o showroom e a galeria serão abertos deve acontecer em maio, quando Ramos irá participar novamente da Index.
Além destes projetos, Ramos conta ainda que irá decorar uma casa de luxo no residencial Jumeirah, em Dubai, e também um palácio na Arábia Saudita. Atualmente, seus quadros são vendidos para doze países, entre eles os Emirados Árabes Unidos, Catar, Porto Rico, Canadá, Estados Unidos e Espanha.


